sicnot

Perfil

Mundo

Dinamarca rejeita em referendo maior cooperação com a UE na justiça e segurança

A Dinamarca recusou esta quinta-feira, em referendo, reforçar a cooperação política nos setores da Justiça e Segurança da União Europeia, com o "não" a vencer com 53,3% dos votos.

(Arquivo)

(Arquivo)

Matt Dunham / AP

Segundo os primeiros resultados provisórios e quando estão contados 78,3% dos votos, o "não" obteve 53,3% e o "sim" 46,7%.

Os dinamarqueses já tinham recusado em 1992 o tratado de Maastricht, mas aprovaram um ano depois uma versão alternativa, com exceções na política comum em quatro áreas, nomeadamente união monetária e económica, defesa, cooperação policial e jurídica.

O referendo hoje realizado foi convocado em agosto passado pelo primeiro-ministro dinamarquês, o liberal Lars Lokke Rasmussen, pouco depois de assumir o cargo, obedecendo a um acordo assinado na anterior legislatura entre vários partidos.

Os defensores do "sim" argumentam que a Dinamarca se arrisca a ter que abandonar a Agência de Polícia Europeia (Interpol) se mantiver as exceções, enquanto os apoiantes do "não" consideraram que poderá continuar com um acordo paralelo.

Este é o sétimo referendo realizado na Dinamarca desde a sua entrada em 1972 para a Comunidade Económica Europeia.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47