sicnot

Perfil

Mundo

Exército dos Estados Unidos abre a mulheres todos os postos de combate

O Exército norte-americano tomou a decisão histórica de abrir às mulheres todos os postos de combate, "sem exceção", incluindo os mais exigentes, como as unidades de elite", anunciou hoje o secretário da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

Cliff Owen

As mulheres acederão a todos os postos de combate se "preencherem as condições" exigidas para esses cargos, precisou Carter, numa conferência de imprensa no Pentágono, referindo-se aos critérios de capacidade física.

Os elementos do sexo feminino "poderão conduzir tanques", "disparar morteiros", ser membros de forças especiais como "os Bóinas Verdes ou os Fuzileiros da Marinha" ou "liderar soldados de infantaria em combate", precisou o governante.

O Exército dos Estados Unidos deve ter acesso "ao maior número possível de talentos" e não pode deixar as mulheres de lado, explicou.

O secretário da Defesa reconheceu que não tinha aprovado o pedido dos Marines, o prestigiado corpo expedicionário norte-americano, de reservar alguns cargos para os homens.

Os Marines estavam isolados nesse pedido, já que os restantes ramos das Forças Armadas não expressaram qualquer intenção de conservar cargos exclusivamente para homens, sublinhou.

O Governo dp Presidente Barack Obama tinha anunciado em 2013 que tencionava abrir todos os postos de combate ao sexo feminino, mas foi dado um prazo ao Pentágono para decidir se seriam mantidas eventuais exceções.

Em 2013, o Exército já abrira um grande número de postos, mas estava ainda por confirmar a abertura ao sexo feminino de postos de combate de infantaria, blindados e tanques e de muitos postos das forças especiais.

Três jovens militares norte-americanas foram um marco simbólico importante este ano para a causa das mulheres em combate, ao concluírem com êxito a dura formação dos Rangers do Exército de terra norte-americano.

O Exército dos Estados Unidos tem cerca de 15% de mulheres entre os seus efetivos.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".