sicnot

Perfil

Mundo

Dois palestinianos abatidos após ferirem soldado israelita

Dois palestinianos esfaquearam um soldado israelita na cidade de Hebron, na Cisjordânia, ferindo-o antes de serem abatidos por soldados, informou hoje o exército.

© Baz Ratner / Reuters

"Dois atacantes esfaquearam um soldado em Hebron. Em resposta à ameaça, as forças dispararam contra os atacantes, resultando nas suas mortes", disse o exército em comunicado.

Mais de 120 pessoas morreram desde 01 de outubro, quando surgiu nova onda de violência nestes territórios, incluindo 107 palestinianos e 17 israelitas.

Na quinta-feira à noite, um veículo israelita que viajava perto da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, foi atingindo por tiros, indicou o exército.

Em declarações à radio pública hoje de manhã, o condutor disse que o para-brisas do carro ficou cravado de balas mas nem ele nem os passageiros ficaram feridos.

Em incidentes distintos na quinta-feira, em Jerusalém e na Cisjordânia, três pessoas ficaram feridas, incluindo um polícia israelita e um soldado. Dois alegados atacantes palestinianos foram abatidos a tiro.

As forças de segurança palestinianas disseram que um dos mortos, um homem armado que o exército disse ter disparado contra soldados na cidade de Hizmeh, era membro das forças de segurança da Autoridade Palestiniana, identificando-o como Mazen Hassan Orebeih, de 37 anos.

Lusa

  • Israel admite que tem mantido operações militares na Síria
    0:25

    Mundo

    Depois das suspeitas antigas de que Israel tem realizado vários ataques aéreos em alvos especifícos em território sírio, o primeiro-ministro israelita reconheceu esta terça-feira que Telavive tem, de facto, levado a cabo algumas operações militares na Síria. Sem especificar quais, Benjamin Netanyahu admitiu apenas que Israel tem intervido, de tempos a tempos, para impedir a transferência de armas para o Hezbollah, no Líbano.

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..