sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa EUA de "encobrir" tráfico de petróleo do Daesh em direção à Turquia

O exército russo acusou hoje os Estados Unidos de "encobrirem" o tráfico de petróleo em direção à Turquia a partir das regiões controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, após Washington ter considerado "insignificantes" as quantidades em causa.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Quando os responsáveis norte-americanos declaram não saber como o petróleo dos terroristas é transportado na Turquia em contrabando, não se trata de um artifício, antes do desejo em encobrir estes atos", considerou o ministério da Defesa russo na sua página no Facebook.

"Nos últimos tempos, as declarações do Pentágono e do Departamento de estado assemelham-se a um teatro do absurdo", acrescenta, aconselhando Washington a "consultar os vídeos filmados pelos seus drones, que são aliás três vezes mais numerosos que anteriormente na fronteira turco-síria e nas zonas petrolíferas".

Após a destruição de um bombardeiro russo em 24 de novembro pela aviação turca na fronteira síria, a Rússia acusa a Turquia de lucrar com o contrabando de petróleo proveniente dos 'jihadistas'. Através de fotos de satélites e vídeos de apoio, o exército russo apresentou na quarta-feira o que considera como provas deste tráfico e acusou pessoalmente de envolvimento o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e a sua família.

Responsáveis norte-americanos reconheceram na sexta-feira que uma pequena parte deste petróleo atravessa a fronteira sírio-turca em camiões-cisternas, mas em proporções que não interessam ao mais alto nível do aparelho de Estado.

O contrabando de petróleo representa uma das principais fontes de financiamento da organização 'jihadista', que segundo diversas estimativas garante 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) de rendimentos diários.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..