sicnot

Perfil

Mundo

Rússia acusa EUA de "encobrir" tráfico de petróleo do Daesh em direção à Turquia

O exército russo acusou hoje os Estados Unidos de "encobrirem" o tráfico de petróleo em direção à Turquia a partir das regiões controladas pelo grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, após Washington ter considerado "insignificantes" as quantidades em causa.

© Sergei Karpukhin / Reuters

"Quando os responsáveis norte-americanos declaram não saber como o petróleo dos terroristas é transportado na Turquia em contrabando, não se trata de um artifício, antes do desejo em encobrir estes atos", considerou o ministério da Defesa russo na sua página no Facebook.

"Nos últimos tempos, as declarações do Pentágono e do Departamento de estado assemelham-se a um teatro do absurdo", acrescenta, aconselhando Washington a "consultar os vídeos filmados pelos seus drones, que são aliás três vezes mais numerosos que anteriormente na fronteira turco-síria e nas zonas petrolíferas".

Após a destruição de um bombardeiro russo em 24 de novembro pela aviação turca na fronteira síria, a Rússia acusa a Turquia de lucrar com o contrabando de petróleo proveniente dos 'jihadistas'. Através de fotos de satélites e vídeos de apoio, o exército russo apresentou na quarta-feira o que considera como provas deste tráfico e acusou pessoalmente de envolvimento o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan e a sua família.

Responsáveis norte-americanos reconheceram na sexta-feira que uma pequena parte deste petróleo atravessa a fronteira sírio-turca em camiões-cisternas, mas em proporções que não interessam ao mais alto nível do aparelho de Estado.

O contrabando de petróleo representa uma das principais fontes de financiamento da organização 'jihadista', que segundo diversas estimativas garante 1,5 milhões de dólares (1,3 milhões de euros) de rendimentos diários.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Madonna despede-se: "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso!

    Cultura

    "Glorioso! Lisboa, diverti-me imenso! Mal posso esperar para voltar um dia e descobrir todos os teus segredos." Foi com estas palavras que Madonna se terá despedido esta sexta-feira de Portugal. Juntamente com a mensagem, a cantora publicou ainda uma fotografia no Estádio do Benfica.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.