sicnot

Perfil

Mundo

EUA admitem usar helicópteros para combater Daesh no Iraque

Os Estados Unidos estão preparados para envolver helicópteros de ataque contra o grupo extremista Daesh nos confrontos para recuperar Ramadi, no Iraque, se Bagdade pedir, disse hoje o responsável pela pasta da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

© POOL New / Reuters

Os Estados Unidos "estão prontos para ajudar o Exército iraquiano com meios adicionais" para ajudar a "acabar o trabalho" em Ramadi, incluindo com helicópteros de ataque "Apache" e conselheiros militares para acompanharem as "forças iraquianas", disse Ashton Carter no Comité das Forças Armadas do Senado.

Aquelas forças serão empenhadas "se o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi pedir" e "se as circunstâncias o exigirem", afirmou.

Os helicópteros serão utilizados se "fizerem diferença" para vencer a batalha que dura há meses, disse um responsável pela Defesa dos Estados Unidos, que pediu para não ser identificado.

No Comité das Forças Armadas do Senado, o secretário da Defesa norte-americano reafirmou a necessidade de envolvimento da comunidade internacional contra o combate ao grupo extremista.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.