sicnot

Perfil

Mundo

EUA admitem usar helicópteros para combater Daesh no Iraque

Os Estados Unidos estão preparados para envolver helicópteros de ataque contra o grupo extremista Daesh nos confrontos para recuperar Ramadi, no Iraque, se Bagdade pedir, disse hoje o responsável pela pasta da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

© POOL New / Reuters

Os Estados Unidos "estão prontos para ajudar o Exército iraquiano com meios adicionais" para ajudar a "acabar o trabalho" em Ramadi, incluindo com helicópteros de ataque "Apache" e conselheiros militares para acompanharem as "forças iraquianas", disse Ashton Carter no Comité das Forças Armadas do Senado.

Aquelas forças serão empenhadas "se o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi pedir" e "se as circunstâncias o exigirem", afirmou.

Os helicópteros serão utilizados se "fizerem diferença" para vencer a batalha que dura há meses, disse um responsável pela Defesa dos Estados Unidos, que pediu para não ser identificado.

No Comité das Forças Armadas do Senado, o secretário da Defesa norte-americano reafirmou a necessidade de envolvimento da comunidade internacional contra o combate ao grupo extremista.

Lusa

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.