sicnot

Perfil

Mundo

EUA admitem usar helicópteros para combater Daesh no Iraque

Os Estados Unidos estão preparados para envolver helicópteros de ataque contra o grupo extremista Daesh nos confrontos para recuperar Ramadi, no Iraque, se Bagdade pedir, disse hoje o responsável pela pasta da Defesa norte-americano, Ashton Carter.

© POOL New / Reuters

Os Estados Unidos "estão prontos para ajudar o Exército iraquiano com meios adicionais" para ajudar a "acabar o trabalho" em Ramadi, incluindo com helicópteros de ataque "Apache" e conselheiros militares para acompanharem as "forças iraquianas", disse Ashton Carter no Comité das Forças Armadas do Senado.

Aquelas forças serão empenhadas "se o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi pedir" e "se as circunstâncias o exigirem", afirmou.

Os helicópteros serão utilizados se "fizerem diferença" para vencer a batalha que dura há meses, disse um responsável pela Defesa dos Estados Unidos, que pediu para não ser identificado.

No Comité das Forças Armadas do Senado, o secretário da Defesa norte-americano reafirmou a necessidade de envolvimento da comunidade internacional contra o combate ao grupo extremista.

Lusa

  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Primeiro-ministro entrega veículos elétricos à Administração Pública
    1:46

    País

    O primeiro-ministro entregou esta terça-feira os primeiros 55 carros elétricos, de um total de 170, que vão ficar ao serviço de vários organismos da Administração Pública. António Costa e quatro ministros saíram da cerimónia, no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, já ao volante das novas viaturas.

  • Quem é Elon Musk?
    9:42