sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,9 ao largo da Indonésia

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter foi registado hoje no mar de Banda, ao largo das costas indonésias, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O epicentro foi registado a mais de 33 quilómetros de profundidade e mais de 106 quilómetros de distância de Amahai, vola portuária na ilha de Maluku.

O sismo provocou algum pânico, de acordo com as autoridades, que avançaram não haver indicação de danos ou vítimas.

O centro de alertas de tsunami da Indonésia anunciou não existir potencial para o sismo desencadear um tsunami.

"O sismo foi fortemente sentido em Ambon e Banda, mas até ao momento não há qualquer registo de danos ou vítimas", disse Jandri Pattinama, membro da estação geofísica em Ambon.

Um porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia avançou que o sismo foi sentido pelos residentes em Ambon e Banda, durante três a cinco segundos.

"As pessoas entraram em pânico e correram para a rua", explicou o responsável.

A Indonésia localiza-se sobre o "anel de fogo" do Pacífico, região onde várias placas tectónicas colidem, causando frequente atividade sísmica e vulcânica.

Com Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51