sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,9 ao largo da Indonésia

Um sismo de magnitude 6,9 na escala de Richter foi registado hoje no mar de Banda, ao largo das costas indonésias, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O epicentro foi registado a mais de 33 quilómetros de profundidade e mais de 106 quilómetros de distância de Amahai, vola portuária na ilha de Maluku.

O sismo provocou algum pânico, de acordo com as autoridades, que avançaram não haver indicação de danos ou vítimas.

O centro de alertas de tsunami da Indonésia anunciou não existir potencial para o sismo desencadear um tsunami.

"O sismo foi fortemente sentido em Ambon e Banda, mas até ao momento não há qualquer registo de danos ou vítimas", disse Jandri Pattinama, membro da estação geofísica em Ambon.

Um porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia avançou que o sismo foi sentido pelos residentes em Ambon e Banda, durante três a cinco segundos.

"As pessoas entraram em pânico e correram para a rua", explicou o responsável.

A Indonésia localiza-se sobre o "anel de fogo" do Pacífico, região onde várias placas tectónicas colidem, causando frequente atividade sísmica e vulcânica.

Com Lusa

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14