sicnot

Perfil

Mundo

Sonda japonesa Akatsuki entrou na órbita de Vénus

A sonda japonesa Akatsuki entrou na órbita de Vénus cinco anos depois do previsto, devido a problemas de propulsão que a obrigaram a andar à volta do Sol, informou hoje a Agência Aeroespacial do Japão (JAXA).

Imagem de Vénus captada pela sonda AKATSUKI imediatamente depois de entrar na órbita do planeta.

Imagem de Vénus captada pela sonda AKATSUKI imediatamente depois de entrar na órbita do planeta.

AKATSUKI / JAXA

Imagem de Vénus captada pela sonda AKATSUKI.

Imagem de Vénus captada pela sonda AKATSUKI.

AKATSUKI / JAXA

O aparelho da JAXA levará três meses a aproximar-se mais do planeta e a obter uma melhor trajetória, mas a equipa já recebeu as primeiras imagens onde se podem ver os gases que rodeiam Vénus, explicou numa conferência de imprensa o encarregado da missão, Masato Nakamura.

"Hoje recebemos a primeira imagem e fiquei muito surpreendido porque nunca vimos uma imagem tão boa como esta. Creio que podemos esperar muito (do trabalho da Akatsuki)", disse.

Na sua órbita atual a sonda leva 13 a 14 dias a dar uma volta completa a Vénus, mas nos próximos meses corrigirá a sua trajetória para se posicionar de modo a conseguir fazê-lo em cerca de nove.

A JAXA espera que a sonda inicie as suas operações regulares a partir de abril do próximo ano.

A Akatsuki foi lançada em maio de 2010 com seis tipos de equipamento de observação para estudar as espessas nuvens sulfúricas que envolvem o planeta, além dos seus fenómenos vulcânicos e meteorológicos.

O Japão investiu 25.200 milhões de ienes (188 milhões de euros) na sua missão a Vénus.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.