sicnot

Perfil

Mundo

Detido em Barcelona alegado jihadista procurado pelos EUA

A polícia regional da Catalunha deteve em Barcelona um alegado terrorista jihadista procurado desde 2011 pelos Estados Unidos, país onde estaria a recrutar elementos para a Al-Qaida do Magreb Islâmico e onde tentou montar uma célula.

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos EUA.

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos EUA.

© Cathal McNaughton / Reuters (Arquivo)

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos Estados Unidos.

Em conferência de imprensa hoje em Barcelona, o 'conseller' (ministro regional) do Interior (Administração Interna), Jordi Jané, indicou que Damache foi detido pelos Mossos d'Esquadra na tarde de quinta-feira em plena "capital" catalã.

Damache - que alegadamente teria tentado formar um novo grupo terrorista nos Estados Unidos em 2009 - ficou em prisão preventiva.

O seu processo será conduzido pela Audiência Nacional, uma instância especial espanhola com jurisdição em todo o território e especializada em crimes complexos como terrorismo, corrupção ou fraudes económicas e financeiras.

Lusa

  • Turista bielorrussa morre atropelada por embarcação no Carvoeiro
    0:39

    País

    Uma mulher de 53 anos morreu esta terça-feira vítima de atropelamento por uma embarcação quando nadava numa praia selvagem, na zona de Carvoeiro. A vítima ainda foi assistida pelo INEM e resgatada pela embarcação salva-vidas de Ferragudo, mas acabou por não resistir aos ferimentos causados pela colisão.