sicnot

Perfil

Mundo

Detido em Barcelona alegado jihadista procurado pelos EUA

A polícia regional da Catalunha deteve em Barcelona um alegado terrorista jihadista procurado desde 2011 pelos Estados Unidos, país onde estaria a recrutar elementos para a Al-Qaida do Magreb Islâmico e onde tentou montar uma célula.

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos EUA.

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos EUA.

© Cathal McNaughton / Reuters (Arquivo)

Sobre o detido - um homem com dupla nacionalidade irlandesa e argelina chamado Charaf Damache - recaía uma ordem internacional de busca e captura, iniciada pelos Estados Unidos.

Em conferência de imprensa hoje em Barcelona, o 'conseller' (ministro regional) do Interior (Administração Interna), Jordi Jané, indicou que Damache foi detido pelos Mossos d'Esquadra na tarde de quinta-feira em plena "capital" catalã.

Damache - que alegadamente teria tentado formar um novo grupo terrorista nos Estados Unidos em 2009 - ficou em prisão preventiva.

O seu processo será conduzido pela Audiência Nacional, uma instância especial espanhola com jurisdição em todo o território e especializada em crimes complexos como terrorismo, corrupção ou fraudes económicas e financeiras.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.