sicnot

Perfil

Mundo

Obama agradece a Dilma Rousseff o seu papel no acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos telefonou hoje à sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, a agradecer a sua "liderança" no "acordo climático histórico" alcançado na cimeira de Paris.

© Yuri Gripas / Reuters

Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama felicitou Rousseff e a ministra brasileira do Ambiente, Izabella Teixeira, pelo papel do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que terminou no passado fim de semana com um acordo.

Por seu lado, Dilma Rousseff sublinhou a "importância da liderança dos Estados Unidos para garantir o êxito das negociações", de acordo com a mesma nota.

Os dois presidentes coincidiram na importância de os Estados Unidos e o Brasil trabalharem juntos enquanto decorre a fase de aplicação do acordo, acrescentou a Casa Branca.

Já no sábado, o Presidente dos Estados Unidos, o segundo país mais poluidor, depois da China, tinha enaltecido o primeiro acordo universal na luta contra as alterações climáticas.

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram em Paris a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54