sicnot

Perfil

Mundo

Obama agradece a Dilma Rousseff o seu papel no acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos telefonou hoje à sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, a agradecer a sua "liderança" no "acordo climático histórico" alcançado na cimeira de Paris.

© Yuri Gripas / Reuters

Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama felicitou Rousseff e a ministra brasileira do Ambiente, Izabella Teixeira, pelo papel do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que terminou no passado fim de semana com um acordo.

Por seu lado, Dilma Rousseff sublinhou a "importância da liderança dos Estados Unidos para garantir o êxito das negociações", de acordo com a mesma nota.

Os dois presidentes coincidiram na importância de os Estados Unidos e o Brasil trabalharem juntos enquanto decorre a fase de aplicação do acordo, acrescentou a Casa Branca.

Já no sábado, o Presidente dos Estados Unidos, o segundo país mais poluidor, depois da China, tinha enaltecido o primeiro acordo universal na luta contra as alterações climáticas.

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram em Paris a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas.