sicnot

Perfil

Mundo

Obama agradece a Dilma Rousseff o seu papel no acordo de Paris

O Presidente dos Estados Unidos telefonou hoje à sua homóloga brasileira, Dilma Rousseff, a agradecer a sua "liderança" no "acordo climático histórico" alcançado na cimeira de Paris.

© Yuri Gripas / Reuters

Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama felicitou Rousseff e a ministra brasileira do Ambiente, Izabella Teixeira, pelo papel do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que terminou no passado fim de semana com um acordo.

Por seu lado, Dilma Rousseff sublinhou a "importância da liderança dos Estados Unidos para garantir o êxito das negociações", de acordo com a mesma nota.

Os dois presidentes coincidiram na importância de os Estados Unidos e o Brasil trabalharem juntos enquanto decorre a fase de aplicação do acordo, acrescentou a Casa Branca.

Já no sábado, o Presidente dos Estados Unidos, o segundo país mais poluidor, depois da China, tinha enaltecido o primeiro acordo universal na luta contra as alterações climáticas.

Depois de duas semanas de negociações, representantes de 195 países chegaram em Paris a um acordo legalmente vinculativo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, incluindo manter o aumento da temperatura média global "bem abaixo dos dois graus centígrados (2ºC)".

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.