sicnot

Perfil

Mundo

Vietnamita condenado a 15 meses de prisão por vestir uniforme de antigo exército

Um tribunal vietnamita condenou um homem a 15 meses de prisão por ter vestido o uniforme do exército do antigo regime do Vietname do Sul, que lutou numa guerra sangrenta com o norte (comunista).

© Nguyen Huy Kham / Reuters

Nguyen Viet Dung, de 29 anos, oriundo da província central de Nghe An, estava acusado de "perturbar a ordem pública" e foi considerado culpado depois de meio-dia de julgamento no tribunal distrital em Hanói, disse um funcionário do tribunal à AFP sob a condição de anonimato.

Dung vestiu o uniforme durante uma manifestação em Hanói por causa de um plano das autoridades para a cidade -- mais tarde abandonado após contestação pública -- para cortar centenas de árvores na capital.

Dung foi o único de centenas de manifestantes, que mobilizaram o apoio da emergente classe média urbana através do Facebook, a ser julgado.

"Foi só porque ele vestiu o uniforme do exército republicano, e ele estava por detrás do estabelecimento de um grupo em apoio daquele exército", disse à AFP Vo Na Don, advogado de Dung.

O Exército Republicano era o exército do regime de Saigão, apoiado pelos Estados Unidos, e derrotado pelas tropas comunistas em abril de 1975.

"Este caso é politicamente sensível. Não concordo com esta sentença... Dung é inocente", disse à AFP o advogado de defesa Vo Na Don, acrescentando que Dung, que está debilitado, não disse uma palavra em tribunal.

Dung foi preso em abril e desde então tem estado sempre detido.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.