sicnot

Perfil

Mundo

Vietnamita condenado a 15 meses de prisão por vestir uniforme de antigo exército

Um tribunal vietnamita condenou um homem a 15 meses de prisão por ter vestido o uniforme do exército do antigo regime do Vietname do Sul, que lutou numa guerra sangrenta com o norte (comunista).

© Nguyen Huy Kham / Reuters

Nguyen Viet Dung, de 29 anos, oriundo da província central de Nghe An, estava acusado de "perturbar a ordem pública" e foi considerado culpado depois de meio-dia de julgamento no tribunal distrital em Hanói, disse um funcionário do tribunal à AFP sob a condição de anonimato.

Dung vestiu o uniforme durante uma manifestação em Hanói por causa de um plano das autoridades para a cidade -- mais tarde abandonado após contestação pública -- para cortar centenas de árvores na capital.

Dung foi o único de centenas de manifestantes, que mobilizaram o apoio da emergente classe média urbana através do Facebook, a ser julgado.

"Foi só porque ele vestiu o uniforme do exército republicano, e ele estava por detrás do estabelecimento de um grupo em apoio daquele exército", disse à AFP Vo Na Don, advogado de Dung.

O Exército Republicano era o exército do regime de Saigão, apoiado pelos Estados Unidos, e derrotado pelas tropas comunistas em abril de 1975.

"Este caso é politicamente sensível. Não concordo com esta sentença... Dung é inocente", disse à AFP o advogado de defesa Vo Na Don, acrescentando que Dung, que está debilitado, não disse uma palavra em tribunal.

Dung foi preso em abril e desde então tem estado sempre detido.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58