sicnot

Perfil

Mundo

Vietnamita condenado a 15 meses de prisão por vestir uniforme de antigo exército

Um tribunal vietnamita condenou um homem a 15 meses de prisão por ter vestido o uniforme do exército do antigo regime do Vietname do Sul, que lutou numa guerra sangrenta com o norte (comunista).

© Nguyen Huy Kham / Reuters

Nguyen Viet Dung, de 29 anos, oriundo da província central de Nghe An, estava acusado de "perturbar a ordem pública" e foi considerado culpado depois de meio-dia de julgamento no tribunal distrital em Hanói, disse um funcionário do tribunal à AFP sob a condição de anonimato.

Dung vestiu o uniforme durante uma manifestação em Hanói por causa de um plano das autoridades para a cidade -- mais tarde abandonado após contestação pública -- para cortar centenas de árvores na capital.

Dung foi o único de centenas de manifestantes, que mobilizaram o apoio da emergente classe média urbana através do Facebook, a ser julgado.

"Foi só porque ele vestiu o uniforme do exército republicano, e ele estava por detrás do estabelecimento de um grupo em apoio daquele exército", disse à AFP Vo Na Don, advogado de Dung.

O Exército Republicano era o exército do regime de Saigão, apoiado pelos Estados Unidos, e derrotado pelas tropas comunistas em abril de 1975.

"Este caso é politicamente sensível. Não concordo com esta sentença... Dung é inocente", disse à AFP o advogado de defesa Vo Na Don, acrescentando que Dung, que está debilitado, não disse uma palavra em tribunal.

Dung foi preso em abril e desde então tem estado sempre detido.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.