sicnot

Perfil

Mundo

Libertados 56 menores sujeitos a exploração infantil em fábricas na Índia

As autoridades indianas resgataram 56 menores, 26 dos quais com menos de 14 anos, que eram explorados em fábricas ilegais de bijuteria no sudeste da Índia, disse à Efe uma fonte policial.

Os menores foram encontrados durante várias rusgas da polícia na terça-feira na parte velha da cidade de Hyderabad, onde trabalhavam em "salas escuras, enquanto eram expostos a químicos tóxicos e perigosos", explicou o subcomissário V. Satyanarayana, que disse que alguns deles apresentavam erupções cutâneas e outros problemas de pele.

"Trabalhavam em condições desumanas", afirmou o subcomissário, que indicou que os menores faziam pulseiras durante 12 a 14 horas por dia, trabalho que era pago com um salário de 2.000 rupias por mês (cerca de 30 dólares).

Além disso, segundo a fonte, os menores passavam longos períodos sem verem a luz natural e não tinham uma alimentação saudável.

Cinco pessoas foram detidas durante as operações policiais em três fábricas.

Os menores eram oriundos dos estados orientais de Jharkhand e Bengala e do estado setentrional de Bihar.

Nos primeiros quatro meses de 2015 foram resgatados pelo menos 385 menores em várias fábricas de Hyderabad.

Com cerca de 50 milhões de crianças trabalhadoras, a Índia é o país a nível mundial com maior incidência de emprego infantil, um valor que se reduziu em dez milhões durante os últimos anos, segundo a ONG Bachpan Bachao Andolan (Movimento para Salvar a Infância).

O fundador desta organização, Kailash Satyarthi, recebeu o prémio Nobel da Paz de 2014, partilhado com a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, conhecida pela sua luta a favor da educação da mulher.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".