sicnot

Perfil

Mundo

Detido vizinho dos autores do atentado de San Bernardino por ligação ao ataque

Enrique Márquez, vizinho dos autores do atentado em San Bernardino, foi hoje preso, acusado de envolvimento no ataque que matou 14 pessoas a 02 de dezembro, revelam meios de comunicação norte-americanos, citando as autoridades federais.

Catorze pessoas morreram e 21 outras ficaram feridas, a 2 de dezembro, no ataque ao Centro Regional Inland, na localidade de San Bernardino

Catorze pessoas morreram e 21 outras ficaram feridas, a 2 de dezembro, no ataque ao Centro Regional Inland, na localidade de San Bernardino

© Mike Blake / Reuters

O jovem de 24 anos, vizinho de Syed Farook e da mulher deste, Tashfeen Malik, comprou duas espingardas semiautomáticas para o casal de origem paquistanesa.

Márquez, de origem hispânica e convertido ao islamismo, deverá ser alvo de procedimento penal, segundo as mesmas fontes.

Lusa

  • Obama vai falar à nação sobre as investigações em San Bernardino
    1:28

    Mundo

    Quando for uma da manhã em Lisboa, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai dirigir-se aos americanos para falar sobre a luta contra o terrorismo e nos passos que o Governo está a dar para garantir a segurança do país. O discurso será feito a partir da sala Oval, na Casa Branca, poucos dias depois do massacre de 14 pessoas na Califórnia e numa altura em que volta a estar aceso o debate nos Estados Unidos sobre o controlo de armas.

  • Daesh reivindica atentado nos EUA
    1:27

    Mundo

    O Daesh acaba de reivindicar o ataque desta semana que provocou a morte de 14 pessoas em San Bernardino, na Califórnia. A declaração foi feita por elementos do estado islâmico a uma rádio online e acontece 3 dias depois do caso que já estava a ser investigado pelo FBI como um ato de terrorismo.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.

  • "Estar na Web Summit foi dizer em empreendedorês: estamos vivos, estamos aqui!"

    Web Summit

    No seguimento da entrevista à blogger Sara Riobom, que conhecemos durante a WebSummit, trazemos a história de outro jovem português (que não trabalha sozinho) que esteve no evento, em Lisboa, a promover a sua startup. Quis o acaso e as peripécias do direto e do destino que acabasse por receber um visitante ilustre e especial no seu stand: nada mais nada menos do que o primeiro-ministro, António Costa. Recentemente estiveram no Shark Tank, onde conseguiram captar a atenção de um dos “tubarões” do programa da SIC. Mas o que queremos saber é…

    Martim Mariano