sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco faz 79 anos

O Papa Francisco faz hoje 79 anos, a menos de quatro meses do terceiro aniversário do seu pontificado, sem que esteja previsto qualquer ato oficial.

Papa Francisco recebe um bolo na véspera do seu 79º aniversário.

Papa Francisco recebe um bolo na véspera do seu 79º aniversário.

© Max Rossi / Reuters

© Max Rossi / Reuters

Jorge Bergoglio (Buenos Aires, 1936) celebrou, como faz todos os dias, missa na capela de Santa Marta às 07:00 (06:00 em Lisboa) e, ao longo do dia, vai cumprir as obrigações de chefe da Igreja Católica.

Esta manhã, o Papa esteve na abertura da "porta santa" da caridade numa das sedes da organização Cáritas em Roma, cerimónia que integra o calendário do Jubileu da Misericórdia, que começou no dia 08 e termina a 20 de novembro do próximo ano.

Na quarta-feira, na audiência na praça de São Pedro, os fiéis católicos aproveitaram para felicitar o Papa antecipadamente, com uma festa com música e bolos.

No ano passado, o aniversário de Francisco coincidiu com a realização da audiência geral, durante a qual mais de sete mil bailarinos de tango dançaram para o Papa.

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro bispo de Roma latino-americano e também o primeiro jesuíta.

Representante máximo da Igreja Católica e oitavo chefe de Estado da Cidade do Vaticano, Francisco é o 266.º Papa e substituiu Bento XVI, o primeiro da atualidade a renunciar ao papado.

Licenciado em Química, optou pelos estudos eclesiásticos e a 11 de março de 1958 entrou na Companhia de Jesus. A 13 de março de 2013 foi eleito Papa no segundo dia do conclave e na quinta votação.

Desde o início do pontificado, Francisco iniciou um processo de reforma das estruturas da Cúria Romana, com especial atenção à parte económica e financeira.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.