sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco faz 79 anos

O Papa Francisco faz hoje 79 anos, a menos de quatro meses do terceiro aniversário do seu pontificado, sem que esteja previsto qualquer ato oficial.

Papa Francisco recebe um bolo na véspera do seu 79º aniversário.

Papa Francisco recebe um bolo na véspera do seu 79º aniversário.

© Max Rossi / Reuters

© Max Rossi / Reuters

Jorge Bergoglio (Buenos Aires, 1936) celebrou, como faz todos os dias, missa na capela de Santa Marta às 07:00 (06:00 em Lisboa) e, ao longo do dia, vai cumprir as obrigações de chefe da Igreja Católica.

Esta manhã, o Papa esteve na abertura da "porta santa" da caridade numa das sedes da organização Cáritas em Roma, cerimónia que integra o calendário do Jubileu da Misericórdia, que começou no dia 08 e termina a 20 de novembro do próximo ano.

Na quarta-feira, na audiência na praça de São Pedro, os fiéis católicos aproveitaram para felicitar o Papa antecipadamente, com uma festa com música e bolos.

No ano passado, o aniversário de Francisco coincidiu com a realização da audiência geral, durante a qual mais de sete mil bailarinos de tango dançaram para o Papa.

Jorge Mario Bergoglio é o primeiro bispo de Roma latino-americano e também o primeiro jesuíta.

Representante máximo da Igreja Católica e oitavo chefe de Estado da Cidade do Vaticano, Francisco é o 266.º Papa e substituiu Bento XVI, o primeiro da atualidade a renunciar ao papado.

Licenciado em Química, optou pelos estudos eclesiásticos e a 11 de março de 1958 entrou na Companhia de Jesus. A 13 de março de 2013 foi eleito Papa no segundo dia do conclave e na quinta votação.

Desde o início do pontificado, Francisco iniciou um processo de reforma das estruturas da Cúria Romana, com especial atenção à parte económica e financeira.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.