sicnot

Perfil

Mundo

Aumenta para 91 número de desaparecidos em deslizamento de terras na China

As autoridades chinesas aumentaram hoje de 59 para 91 o número de desaparecidos num deslizamento de terras ocorrido no domingo numa zona industrial do sul da China que enterrou mais de 30 edifícios num mar de lama.

© China Stringer Network / Reuters

De acordo com o Ministério da Terra e dos Recursos Naturais chinês, o deslizamento, que ocorreu na cidade de Shenzhen, deveu-se à excessiva acumulação de resíduos de construção e terra.

O desastre provocou uma rotura num gasoduto e consequente explosão, que deixou um terreno de 10 hectares coberto de escombros.

Um residente que vive a quatro quilómetros do local disse à agência oficial Xinhua ter ouvido uma "grande explosão" por volta do meio-dia de ontem (horário local).

Entre os desaparecidos, 59 são homens e 32 mulheres, apontou a agência.

O desastre causou três feridos, enquanto sinais de possíveis sobreviventes foram detetados em três pontos do parque.

Fotografias publicadas na imprensa local mostram fábricas e prédios derrubados ou cobertos por terra.

Mais de 1.500 pessoas participam nos trabalhos de resgate.

Vizinha de Hong Kong, Shenzhen é o principal centro da indústria tecnológica da China, com fábricas de montagem que trabalham para numerosas multinacionais do setor.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17