sicnot

Perfil

Mundo

Violentos combates prosseguem no sudeste da Turquia entre exército e rebeldes do PKK

O exército turco e rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) voltaram a envolver-se hoje em violentos confrontos no sudeste do país, na sequência da ofensiva militar desencadeada há uma semana por Ancara nesta região de maioria curda.

© Osman Orsal / Reuters

Constantes trocas de tiros, acompanhadas por numerosas explosões, foram escutadas nas cidades de Cizre e Silopi, na província de Sirnak (sudeste), isoladas do exterior devido ao estrito recolher obrigatório, referiram os media locais. Em Cizre, um helicóptero do exército turco foi impedido de aterrar após ser tomado como alvo pelos combatentes do PKK, referiu o diário Hurriyet.

No seu último balanço emitido hoje, e na sequência da ofensiva desencadeada no início da semana passada, o estado-maior turco referiu-se a 89 "terroristas neutralizados" em Cizre, nove em Silopi e sete em Sur, na província de Diyarbakir.

A agência noticiosa pró-governamental Anatólia referiu por sua vez que "dez membros do PKK" foram mortos em Dargeçit, na vizinha província de Mardin.

Estas informações não foram no entanto confirmadas por fontes independentes.

Dois soldados turcos foram mortos e seis ficaram feridos após a explosão de uma bomba numa estrada perto da cidade de Bitlis, ainda segundo a Anatólia.

Em Nsaybin, igualmente na província de Mardin, o governador local anunciou em comunicado que o recolher obrigatório imposto em três bairros foi hoje alargado a mais 11 bairros da cidade.

Após mais dois anos de cessar-fogo, os combates mortíferos entre Ancara e o PKK regressaram no verão a estas regiões da Anatólia, e ao norte do Iraque, comprometendo em definitivo as conversações de paz iniciadas em 2012 para pôr termo a um conflito que desde 1984 já provocou mais de 40 mil mortos.

No domingo, o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, denunciou uma "tentativa de desencadear uma guerra civil" e advertiu que as operações vão prosseguir.

Desde a semana passada que o conflito curdo "entrou numa nova fase", considerou hoje Mutar Karayilan, o atual líder do PKK e na sequência da ausência do seu chefe histórico Abdullah Ocalan, detido numa prisão turca desde 1999.

"O conflito está em vias de evoluir para uma guerra civil", considerou em entrevista à agência pró-curda Firat.

Lusa

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.