sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 15 mortos no sudeste dos EUA devido a tempestades esta semana

As tempestades que assolaram esta semana o sudeste dos Estados Unidos causaram pelo menos 15 mortos, informaram na sexta-feira as autoridades locais.

© Max Whittaker / Reuters

O número de mortos no Mississípi foi elevado a oito, havendo ainda duas pessoas desaparecidas naquele estado.

No estado do Tennessee registaram-se seis mortos, enquanto no Arkansas foi reportada uma vítima mortal.

Os residentes do Alabama, que declarou o estado de emergência, e o noroeste da Geórgia, preparam-se para fortes chuvas e possíveis inundações, e no Tennessee estão vigentes alertas para o resto do fim de semana, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

Um tornado tocou terra perto de Birmingham, Alabama, na tarde de sexta-feira e destruiu várias casas, mas não causou vítimas mortais.

As tempestades afetam desde quarta-feira os Estados Unidos num dos períodos de maior mobilidade de todo o ano. Durante a época natalícia está previsto que 100 milhões de norte-americanos se desloquem, a maioria (91 milhões) por estrada.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC