sicnot

Perfil

Mundo

Tailândia assinala 11 anos do Tsunami no Índico que fez mais de 230 mil mortos

Foi há 11 anos que um sismo seguido de um tsunami no Índico fez mais de 230 mil mortos em 14 países, naquela que foi uma das maiores tragédias da Ásia.

HOTLI SIMANJUNTAK

Na Tailândia, centenas de pessoas juntaram-se, esta manhã, no memorial de uma das províncias mais afetadas para prestar homenagem às vítimas. Esta é uma das poucas vilas que ainda assinala a data.

A 26 de dezembro de 2004 um sismo com a intensidade de 9.0 na escala de Richter e epicentro no oceano Indico, seguido de um maremoto, destruiu a zona costeira de países como a Indonésia, o Sri Lanka, a Índia, a Tailândia, a Malásia e o Bangladesh.

As ondas atingiram os 30 metros de altura e o sismo foi o terceiro maior alguma vez registado.

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.