sicnot

Perfil

Mundo

Líder do PSOE afasta eventuais coligações políticas a "qualquer preço"

O líder dos socialistas espanhóis, Pedro Sánchez, garantiu hoje que não vai tentar formar governo "a qualquer preço" e alertou o Podemos que não vai negociar nenhum acordo que ponha em perigo a integridade territorial espanhola.

reuters

Durante um discurso perante o Comité Federal do PSOE, Pedro Sánchez, insistiu que compete ao Partido Popular formar governo mas sublinhou que caso não venha a ser possível a Mariano Rajoy conseguir um executivo, os socialistas têm "legitimidade" para assumirem responsabilidades tentando uma nova maioria "progressistas" e de "esquerda".

Desta forma, Sánchez informou que vai contactar "todas" as forças políticas, de forma "transparente" para que os espanhóis venham a saber o que pode vir a ser eventualmente negociado.

Sobre o Podemos, terceira força política mais votada nas eleições gerais de 20 de dezembro, o líder do PSOE frisou que não vai negociar de qualquer forma referindo-se diretamente ao referendo sobre a independência da Catalunha que, afirmou, pode ser o "princípio de novas ruturas" no país.

O programa político do Podemos admite a realização de um referendo na Catalunha, apesar de o partido liderado por Pablo Iglésias defender a integridade territorial espanhola.

  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC