sicnot

Perfil

Mundo

Um polícia morto e oito feridos durante ataque com granada em Caracas

As autoridades venezuelanas confirmaram hoje que um agente da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) morreu na sequência de um ataque com uma granada a uma esquadra móvel, que feriu outros oito polícias.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Segundo fontes policiais, o ataque ocorreu pelas 22:30 locais de domingo (03:00 de hoje em Lisboa), na Praça La Concórdia (centro de Caracas) e o engenho explosivo terá sido lançado a partir de um edifício do programa governamental Grande Missão Habitação Social Venezuelana, situado junto da praça.

O ataque está a ser investigado por funcionários da Divisão Anti-terrorismo do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária) e do Serviço Bolivariano de Informações (Sebín, serviços secretos).

Segundo a imprensa venezuelana, pelo menos 600 polícias e militares foram assassinados na Venezuela desde janeiro de 2015, 144 deles na zona da Grande Caracas (cidade capital e vizinhos estados de Vargas e Miranda).

Entre 23 e 26 de dezembro, outros cinco polícias foram assassinados em Caracas, dois deles quando desconhecidos atacaram um grupo de agentes que se encontrava junto da esquadra policial de San Agustín (centro de Caracas).

De acordo com o comissário Rafael Graterol, da Polícia de Miranda, a maioria dos ataques a polícias converteu-se numa forma de os criminosos conseguirem as armas que vão usar para cometer crimes.

Segundo a imprensa venezuelana, pelo menos 439 pessoas foram assassinadas na zona da Grande Caracas desde o passado dia 01 de dezembro.

Lusa

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN interrompeu perto das 13:00 a leitura do acórdão iniciada pelas 10:30. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas.

  • Greve na Função Pública vai afetar escolas, saúde e cultura

    País

    A greve nacional convocada para sexta-feira pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS) deverá afetar as escolas, a área da saúde e ainda da cultura, entre outros serviços, afirmou esta quarta-feira a dirigente sindical, Ana Avoila.

  • Papa pede a Trump para ser pacificador
    1:12
  • Supremo confirma condenação de Messi por fraude fiscal

    Desporto

    O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirma a condenação de Lionel Messi por fraude fiscal. A notícia foi avançada pelo El País. O jogador do Barcelona foi condenado a 21 meses de prisão por três crimes fiscais que lesaram o Estado em 4,1 milhões de euros.

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.