sicnot

Perfil

Mundo

Um polícia morto e oito feridos durante ataque com granada em Caracas

As autoridades venezuelanas confirmaram hoje que um agente da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) morreu na sequência de um ataque com uma granada a uma esquadra móvel, que feriu outros oito polícias.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Segundo fontes policiais, o ataque ocorreu pelas 22:30 locais de domingo (03:00 de hoje em Lisboa), na Praça La Concórdia (centro de Caracas) e o engenho explosivo terá sido lançado a partir de um edifício do programa governamental Grande Missão Habitação Social Venezuelana, situado junto da praça.

O ataque está a ser investigado por funcionários da Divisão Anti-terrorismo do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária) e do Serviço Bolivariano de Informações (Sebín, serviços secretos).

Segundo a imprensa venezuelana, pelo menos 600 polícias e militares foram assassinados na Venezuela desde janeiro de 2015, 144 deles na zona da Grande Caracas (cidade capital e vizinhos estados de Vargas e Miranda).

Entre 23 e 26 de dezembro, outros cinco polícias foram assassinados em Caracas, dois deles quando desconhecidos atacaram um grupo de agentes que se encontrava junto da esquadra policial de San Agustín (centro de Caracas).

De acordo com o comissário Rafael Graterol, da Polícia de Miranda, a maioria dos ataques a polícias converteu-se numa forma de os criminosos conseguirem as armas que vão usar para cometer crimes.

Segundo a imprensa venezuelana, pelo menos 439 pessoas foram assassinadas na zona da Grande Caracas desde o passado dia 01 de dezembro.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.