sicnot

Perfil

Mundo

Ministro australiano demite-se após incidente com mulher num bar de Hong Kong

O ministro australiano Jamie Briggs demitiu-se hoje após admitir um "erro de julgamento profissional" quando esteve num bar de Hong Kong com uma funcionária pública.

Arquivo Reuters

Jamie Briggs deixou o posto de ministro para o urbanismo (Cities and Built Environment) após a mulher levantar dúvidas acerca do seu comportamento durante uma saída noturna.

Briggs não explicou o que aconteceu em concreto no bar, muito frequentado, após um jantar com o seu chefe de gabinete, dizendo apenas que nada de ilegal foi alegado ou tinha ocorrido.

"Nunca foi minha intenção atuar inapropriadamente. Foi um erro de julgamento profissional", disse.

Segundo o portal Adelaide Advertiser, Briggs terá dito à mulher que esta tinha "olhos penetrantes", pôs o braço em torno dela e, mais tarde, beijou-a no rosto, quando se despediram.

Briggs disse que se tratou de um convívio "informal" mas admitiu que o seu comportamento não correspondeu aos elevados padrões exigidos a um ministro.

O primeiro-ministro Malcolm Turnbull revelou também que outro ministro, Mal Brough, vai deixar o cargo devido a uma investigação policial.

Brough apresentou a demissão devido à investigação ao seu papel na queda do antigo presidente do Parlamento, em relação à qual nega qualquer irregularidade.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual, onde aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.