sicnot

Perfil

Mundo

Mais de dois mil mortos em três meses de ataques russos na Síria

Os bombardeamentos aéreos da Rússia na Síria ao longo dos últimos três meses fizeram 2.371 mortos, perto de um terço dos quais civis, informou hoje a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Os ataques mataram 655 membros do grupo extremista Daesh e 924 membros de outros grupos que combatem o regime, incluindo a Frente al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaida, precisou.

O Observatório, que recolhe informações junto de uma rede de militantes e profissionais de saúde no terreno na Síria, contabilizou 792 vítimas civis, entre as quais 180 menores e 116 mulheres.

A Rússia, que lançou a campanha militar na Síria a 30 de setembro, afirma visar nos seus bombardeamentos os 'jihadistas' do Daesh e outros "grupos terroristas", mas os países ocidentais acusam-na de atacar rebeldes considerados moderados.

Na terça-feira, os Estados Unidos acusaram a Rússia de matar centenas de civis em ataques aéreos "cegos" e de atingir instalações de saúde, escolas e mercados, depois de, na semana passada, a Amnistia Internacional ter denunciado ataques do género e considerado que os bombardeamentos contra zonas de habitação podem constituir "crimes de guerra".

O Ministério da Defesa russo reagiu afirmando que as acusações são "falsas".

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.