sicnot

Perfil

Mundo

Unicef critica jogador de râguebi por publicar fotos de crianças sírias mortas

O jogador de râguebi neozelandês Sonny Bill Williams foi alvo de duras críticas da Unicef por publicar no Twitter fotografias de crianças sírias mortas, menos de um mês após ter visitado um campo de refugiados no Líbano.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Nigel Marple / Reuters

A estrela dos All Blacks, que recentemente se sagraram campeões do mundo, efetuou a visita no âmbito de uma campanha de sensibilização do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre a situação dos sírios que ali vivem.

"O que é que estas crianças fizeram para merecer isto?", questionou Williams, num tweet, acompanhado por fotografias de crianças mortas.

A Unicef afirmou, porém, que as imagens não foram tiradas durante a visita aos campos de Bekaa, no leste do Líbano, e que Williams não consultou a agência da ONU antes de publicar as fotografias, noticiou o jornal New Zealand Herald, citando o porta-voz da Unicef na Nova Zelândia, Patrick Rose.

"Trata-se de uma violação fundamental dos direitos dessas crianças", disse.

As reações ao seu 'tweet' na rede social foram diversas, com internautas a criticar a publicação de imagens chocantes, à semelhança da Unicef, e outros a considerarem que permite mostrar o horror da guerra.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.