sicnot

Perfil

Mundo

Israel pede desculpa por diplomata que terá usado bandeira de Singapura como toalha de mesa

Israel afirmou esta quarta-feira que pediu desculpa pelo "deplorável comportamento" de um diplomata na sua embaixada em Singapura que terá utilizado uma bandeira da Cidade-Estado como toalha de mesa durante uma festa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Staff / Reuters

Segundo os 'media' locais, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Singapura convocou o embaixador israelita depois de um relatório da polícia sobre o incidente ocorrido no domingo e de a identidade do diplomata ter sido revelada.

"A embaixada do Estado de Israel em Singapura ficou chocada ao tomar conhecimento do deplorável comportamento de um dos seus funcionários juniores e manifesta as suas sinceras desculpas", diz um comunicado divulgado pela representação diplomática.

A embaixada refere ainda que o diretor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros "instruiu a adoção de um forte procedimento disciplinar" contra o diplomata em causa.

O comunicado acrescenta, aliás, que as medidas disciplinares refletem a gravidade com que Israel vê este incidente, especialmente à luz da próxima e amistosa relação com Singapura.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Singapura, que considerou a utilização da bandeira da Cidade-Estado para aquele fim como uma "ofensa grave", aceitou o pedido de desculpa da embaixada israelita e a garantia de o diplomata visado vai ser punido.

"Todas as pessoas, incluindo diplomatas e estrangeiros em Singapura, têm de respeitar e cumprir as nossas leis e regulamentos", disse a diplomacia de Singapura.

Nem o comunicado de Israel nem o de Singapura facultam detalhes sobre o incidente.

Contudo, segundo a imprensa local, a bandeira foi usada como toalha de mesa durante uma festa organizada pelo diplomata no seu condomínio em Singapura.

Um internauta publicou uma fotografia, manifestando-se "chocado" por ver um grupo de caucasianos a usar a bandeira de Singapura como toalha de mesa.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.