sicnot

Perfil

Mundo

Quinze mortos em naufrágio no rio Nilo

Pelo menos 15 pessoas morreram na noite passada e duas ficaram feridas na sequência de um naufrágio no rio Nilo, entre as províncias egípcias de Baheira y Kafr el Sheij, informaram esta sexta-feira fontes policiais.

Este tipo de acidentes é relativamente comum no Nilo, sobretudo devido ao estado precários das embarcações e ao excesso de viajantes. (Arquivo)

Este tipo de acidentes é relativamente comum no Nilo, sobretudo devido ao estado precários das embarcações e ao excesso de viajantes. (Arquivo)

© Amr Dalsh / Reuters

A embarcação, com 17 pessoas a bordo, fazia a ligação entre as povoações de Sandion e Deirut, cada uma numa das margens do Nilo, no norte do Egito.

As forças de resgate fluvial deram por concluídas as buscas depois de terem sido encontrados todos os corpos, quatro dos quais, uma mulher e os seus três filhos.

Entretanto, as autoridades anunciaram que vão atribuir uma recompensa às famílias das vítimas mortais no valor de 10.000 libras egípcias (cerca de 1.300 dólares).

As causas do acidente continuam a ser investigadas, mas as autoridades consideram que o excesso de passageiros a bordo ou as más condições climatéricas poderão estar na origem do naufrágio.

Este tipo de acidentes é relativamente comum no Nilo, sobretudo devido ao estado precários das embarcações e ao excesso de viajantes.

Um dos piores acidentes deste tipo no Egito remonta a 25 de maio de 1983, quando 326 pessoas perderam a vida num naufrágio no Nilo.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC