sicnot

Perfil

Mundo

Tabela periódica tem mais quatro elementos

A descoberta de quatro novos elementos químicos super pesados foi validada pelos peritos e formalmente incluída na tabela periódica, completando assim a sétima linha.

Os quatro elementos, criados pelo homem, foram descobertos por cientistas do Japão, Rússia e Estados Unidos. Vêm juntar-se aos últimos elementos acrescentados à tabela periódica em 2011, os elementos 114 e 116.

Foram validados a 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), a organização internacional que supervisiona a nomenclatura, a terminologia e a medida dos elementos químicos.

Os quatro elementos têm ainda nomes temporários:

  • elemento 113 ununtrium, (Uut)
  • elemento 115 ununpentium (Uup)
  • elemento 117 ununseptium (Uus)
  • elemento 118 ununoctium (Uuo)

"Paternidade" do elemento 113 atribuída a japoneses

A equipa do instituto de investigação científica público Riken, liderada por Kosuke Morita, conquistou o direito batizar o novo elemento 113, o primeiro da tabela periódica a ser definido por cientistas da Ásia, depois de uma "disputa" com a Rússia e com os Estados Unidos.

A equipa japonesa conseguiu criar o novo elemento sintético por três vezes, entre 2004 e 2012.

"A IUPAC anunciou que vai ser dado ao grupo de Morita prioridade pela descoberta do novo elemento, um privilégio que inclui o direito de propor um nome", indicou o centro Riken em comunicado.

O Japão tem uma tradição na investigação científica de que se orgulha, contando com aproximadamente 20 prémios Nobel na área das Ciências e na Medicina, dos quais dois foram conquistados em 2015.

O direito de propor um nome para o novo elemento da tabela periódica constitui uma boa notícia para o centro público Riken, dado que, no ano passado, viu a sua imagem beliscada pelo escândalo relativamente a um estudo que chegou a ser apontado como revolucionário sobre reprodução de células estaminais, ao admitir que a investigação de uma jovem investigadora do centro e publicada pela revista Nature, continha partes "fraudulentas".

"A equipa do Riken no Japão preencheu os critérios para o elemento 113 e vai ser convidada a propor um nome e um símbolo permanentes", designado temporariamente de Ununtrium (Uut), referiu o órgão máximo neste campo e responsável por determinar a autoria das descobertas.

A IUPAC revelou, entretanto, que uma equipa de cientistas russos e norte-americanos ganhou, por seu turno, os direitos de nomear outros três elementos da tabela - o 115, 117 e 118.

A tabela periódica, por vezes designada de tabela de Mendeleïev (do nome do cientista russo que criou a primeira versão em 1869), agrupa os elementos químicos classificados em função da sua composição e propriedades químicas.

Com agências

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.