sicnot

Perfil

Mundo

Tabela periódica tem mais quatro elementos

A descoberta de quatro novos elementos químicos super pesados foi validada pelos peritos e formalmente incluída na tabela periódica, completando assim a sétima linha.

Os quatro elementos, criados pelo homem, foram descobertos por cientistas do Japão, Rússia e Estados Unidos. Vêm juntar-se aos últimos elementos acrescentados à tabela periódica em 2011, os elementos 114 e 116.

Foram validados a 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), a organização internacional que supervisiona a nomenclatura, a terminologia e a medida dos elementos químicos.

Os quatro elementos têm ainda nomes temporários:

  • elemento 113 ununtrium, (Uut)
  • elemento 115 ununpentium (Uup)
  • elemento 117 ununseptium (Uus)
  • elemento 118 ununoctium (Uuo)

"Paternidade" do elemento 113 atribuída a japoneses

A equipa do instituto de investigação científica público Riken, liderada por Kosuke Morita, conquistou o direito batizar o novo elemento 113, o primeiro da tabela periódica a ser definido por cientistas da Ásia, depois de uma "disputa" com a Rússia e com os Estados Unidos.

A equipa japonesa conseguiu criar o novo elemento sintético por três vezes, entre 2004 e 2012.

"A IUPAC anunciou que vai ser dado ao grupo de Morita prioridade pela descoberta do novo elemento, um privilégio que inclui o direito de propor um nome", indicou o centro Riken em comunicado.

O Japão tem uma tradição na investigação científica de que se orgulha, contando com aproximadamente 20 prémios Nobel na área das Ciências e na Medicina, dos quais dois foram conquistados em 2015.

O direito de propor um nome para o novo elemento da tabela periódica constitui uma boa notícia para o centro público Riken, dado que, no ano passado, viu a sua imagem beliscada pelo escândalo relativamente a um estudo que chegou a ser apontado como revolucionário sobre reprodução de células estaminais, ao admitir que a investigação de uma jovem investigadora do centro e publicada pela revista Nature, continha partes "fraudulentas".

"A equipa do Riken no Japão preencheu os critérios para o elemento 113 e vai ser convidada a propor um nome e um símbolo permanentes", designado temporariamente de Ununtrium (Uut), referiu o órgão máximo neste campo e responsável por determinar a autoria das descobertas.

A IUPAC revelou, entretanto, que uma equipa de cientistas russos e norte-americanos ganhou, por seu turno, os direitos de nomear outros três elementos da tabela - o 115, 117 e 118.

A tabela periódica, por vezes designada de tabela de Mendeleïev (do nome do cientista russo que criou a primeira versão em 1869), agrupa os elementos químicos classificados em função da sua composição e propriedades químicas.

Com agências

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.