sicnot

Perfil

Mundo

Japão prepara envio de plutónio para os Estados Unidos

O Japão prepara-se para enviar, em março, mais de 330 quilos de plutónio -- o suficiente para produzir 50 bombas nucleares -- para um centro de investigação nos Estados Unidos, cumprindo um acordo bilateral de 2014, avançam os 'media' japoneses.

© Thomas Peter / Reuters

Um funcionário do departamento de tecnologia nuclear do ministério da Educação e das Ciências japonês confirmou hoje à agência AFP que os preparativos do envio já foram iniciados, mas indicou que "não podem ser fornecidos detalhes sobre a data e rota, por motivos de segurança".

O Japão e os Estados Unidos acordaram esta transferência em 2014, como parte da política de não-proliferação.

O plutónio em questão foi originalmente fornecido pelos Estados Unidos, Reino Unido e França há várias décadas para trabalhos científicos.

O elemento químico está conservado em Tokai, no instituto de investigação de ciências nucleares, na prefeitura de Ibaraki, a cerca de 150 quilómetros de Tóquio.

Segundo a agência Kyodo, a carga deve ser transportada por navio para a Carolina do Sul no final de março.

Esta transferência vai coincidir com uma cimeira sobre segurança nuclear que vai acontecer no mesmo mês em Washington.

Lusa

  • Proteção Civil desmobiliza meios em Setúbal

    País

    A Proteção Civil vai começar a desmobilizar, hoje à tarde, meios de combate ao incêndio que deflagrou na terça-feira em Setúbal e que já está em fase de rescaldo, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil Municipal.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Portugal condenado por decisão "discriminatória e preconceituosa"
    1:19

    País

    Portugal voltou a ser condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, desta vez por causa de uma decisão discriminatória e preconceituosa. Trata-se do caso da mulher a quem o Supremo Tribunal Administrativo baixou o valor de uma indemnização por negligência médica. Entre os vários argumentos usados, os juízes portugueses consideraram que a sexualidade é menos importante quando se tem 50 anos e dois filhos.

  • "Lancei um tema que os portugueses há muito queriam discutir"
    11:26

    País

    O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, André Ventura, foi entrevistado esta terça-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. Em análise, a polémica em torno das declarações do candidato sobre a comunidade cigana.

    Entrevista SIC Notícias

  • Rajoy nega conhecimento de financiamentos ilegais no PP

    Mundo

    O primeiro-ministro espanhol negou hoje ter conhecimento de um esquema ilegal de financiamento, que envolve vários responsáveis do Partido Popular (PP, direita), que lidera. Durante uma audição no tribunal, Mariano Rajoy garantiu ainda que não aceitou nenhum pagamento ilícito.