sicnot

Perfil

Mundo

Japão prepara envio de plutónio para os Estados Unidos

O Japão prepara-se para enviar, em março, mais de 330 quilos de plutónio -- o suficiente para produzir 50 bombas nucleares -- para um centro de investigação nos Estados Unidos, cumprindo um acordo bilateral de 2014, avançam os 'media' japoneses.

© Thomas Peter / Reuters

Um funcionário do departamento de tecnologia nuclear do ministério da Educação e das Ciências japonês confirmou hoje à agência AFP que os preparativos do envio já foram iniciados, mas indicou que "não podem ser fornecidos detalhes sobre a data e rota, por motivos de segurança".

O Japão e os Estados Unidos acordaram esta transferência em 2014, como parte da política de não-proliferação.

O plutónio em questão foi originalmente fornecido pelos Estados Unidos, Reino Unido e França há várias décadas para trabalhos científicos.

O elemento químico está conservado em Tokai, no instituto de investigação de ciências nucleares, na prefeitura de Ibaraki, a cerca de 150 quilómetros de Tóquio.

Segundo a agência Kyodo, a carga deve ser transportada por navio para a Carolina do Sul no final de março.

Esta transferência vai coincidir com uma cimeira sobre segurança nuclear que vai acontecer no mesmo mês em Washington.

Lusa

  • Hoje joga Portugal (mas antes há um Uruguai-Rússia em direto na SIC)

    Mundial 2018 / O Mundial

    Começa a última jornada da fase de grupos do Mundial, com quatro jogos por dia. Às 15:00, numa partida transmitida em direto na SIC, a anfitriã Rússia e o Uruguai resolvem qual poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final. Isto, dependendo claro da prestação da seleção nacional frente ao Irão, ao fim da tarde, uma vez que a qualificação não está garantida (e pode até depender do resultado do Espanha-Marrocos).

  • Erdogan vence eleições na Turquia que marcam a passagem para um regime presidencialista

    Mundo

    O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, obteve nas eleições de domingo mais que os 50% de votos necessários para ser eleito à primeira volta para um novo mandato presidencial com poderes reforçados, anunciaram hoje as autoridades eleitorais. Estas eleições são particularmente importantes porque representam a passagem do sistema parlamentar até agora em vigor para um regime presidencialista, que permitirá a Erdogan aumentar consideravelmente as suas prerrogativas.

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02