sicnot

Perfil

Mundo

Japão prepara envio de plutónio para os Estados Unidos

O Japão prepara-se para enviar, em março, mais de 330 quilos de plutónio -- o suficiente para produzir 50 bombas nucleares -- para um centro de investigação nos Estados Unidos, cumprindo um acordo bilateral de 2014, avançam os 'media' japoneses.

© Thomas Peter / Reuters

Um funcionário do departamento de tecnologia nuclear do ministério da Educação e das Ciências japonês confirmou hoje à agência AFP que os preparativos do envio já foram iniciados, mas indicou que "não podem ser fornecidos detalhes sobre a data e rota, por motivos de segurança".

O Japão e os Estados Unidos acordaram esta transferência em 2014, como parte da política de não-proliferação.

O plutónio em questão foi originalmente fornecido pelos Estados Unidos, Reino Unido e França há várias décadas para trabalhos científicos.

O elemento químico está conservado em Tokai, no instituto de investigação de ciências nucleares, na prefeitura de Ibaraki, a cerca de 150 quilómetros de Tóquio.

Segundo a agência Kyodo, a carga deve ser transportada por navio para a Carolina do Sul no final de março.

Esta transferência vai coincidir com uma cimeira sobre segurança nuclear que vai acontecer no mesmo mês em Washington.

Lusa

  • Ouvidas duas explosões junto ao estádio do Besiktas em Istambul

    Mundo

    Duas explosões foram ouvidas este sábado no lado europeu da cidade turca de Istambul, junto ao estádio de futebol do Besiktas, segundo agências de notícias internacionais. Até ao momento, sabe-se que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. A agência Reuters relata fumo a sair do recinto recentemente construído e fala ainda numa troca de tiros audível.

    Em desenvolvimento

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19