sicnot

Perfil

Mundo

Japão prepara envio de plutónio para os Estados Unidos

O Japão prepara-se para enviar, em março, mais de 330 quilos de plutónio -- o suficiente para produzir 50 bombas nucleares -- para um centro de investigação nos Estados Unidos, cumprindo um acordo bilateral de 2014, avançam os 'media' japoneses.

© Thomas Peter / Reuters

Um funcionário do departamento de tecnologia nuclear do ministério da Educação e das Ciências japonês confirmou hoje à agência AFP que os preparativos do envio já foram iniciados, mas indicou que "não podem ser fornecidos detalhes sobre a data e rota, por motivos de segurança".

O Japão e os Estados Unidos acordaram esta transferência em 2014, como parte da política de não-proliferação.

O plutónio em questão foi originalmente fornecido pelos Estados Unidos, Reino Unido e França há várias décadas para trabalhos científicos.

O elemento químico está conservado em Tokai, no instituto de investigação de ciências nucleares, na prefeitura de Ibaraki, a cerca de 150 quilómetros de Tóquio.

Segundo a agência Kyodo, a carga deve ser transportada por navio para a Carolina do Sul no final de março.

Esta transferência vai coincidir com uma cimeira sobre segurança nuclear que vai acontecer no mesmo mês em Washington.

Lusa

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.