sicnot

Perfil

Mundo

Nudez leva Facebook a censurar estátua da Pequena Sereia em Copenhaga

A rede social Facebook suprimiu a fotografia da bem conhecida estátua da Pequena Sereia, um dos ícones da capital da Dinamarca, devido à nudez, noticia hoje o jornal francês Le Figaro.

Estátua da Pequena Sereia em Copenhaga, Dinamarca

Estátua da Pequena Sereia em Copenhaga, Dinamarca

KHAN TARIQ MIKKEL

Após ter censurado o famoso quadro de Gustave Courbet, intitulado "A Origem do Mundo ("L'origine du monde"), o Facebook virou-se agora para a estátua situada num pequeno rochedo no porto de Copenhaga.

A rede social bloqueou a fotografia da estátua de bronze, que representa a personagem do conto de Hans Christian Andersen por conter "uma conotação sexual".

Instada pelo jornal francês, a política dinamarquesa Mette Gjerskov considerou "estúpida" a decisão do Facebook, que a impede, por exemplo, de partilhar no seu blogue uma fotografia que constitui um dos símbolos do reino da Dinamarca.

"Não posso fazer publicidade (da estátua) no meu blogue por causa de uma restrição estúpida. Nunca pensei que um dos nosso tesouros nacionais pudesse ser classificado no mesmo nível que a pornografia infantil ou outro género de abominação", criticou.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, a rede social criada por Mark Zuckerberg já respondeu às críticas, indicando que, afinal, não se trata de um problema de nudez mas sim de direitos de autor.

Para o Facebook, não pode nem deve ser publicada nenhuma foto da estátua sem que se pague direitos de autor aos herdeiros do artista que a criou, Edvard Eriksen.

No entanto, o Facebook não comentou o facto de a estátua ser monumento público.

Em 2015, o Facebook apresentou os novos critérios sobre o que não pode ser "postado" na rede social para "evitar confusões".

Na ocasião, a rede social declarou que restringia a nudez uma vez que "alguns públicos da comunidade global" podem ser "sensíveis a este tipo de conteúdos", reafirmando que fotografias de seios femininos irão continuar interditas.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.