sicnot

Perfil

Mundo

Carles Puigdemont empossado como presidente da Catalunha

O presidente da Câmara Municipal de Girona e dirigente da Convergência Democrática da Catalunha sucede a Artur Mas que confirmou, este sábado, o seu afastamento da presidência do governo autonómico, desbloqueando as negociações entre o Juntos pelo Sim e a Candidatura de Unidade Popular.

© Albert Gea / Reuters

A reviravolta política deu-se a menos de 48 horas do fim do prazo legal para a formação do novo governo. Puidgemont comprometeu-se a liderar o processo para proclamar a independência da Catalunha nos próximos anos. Antes da investidura do novo presidente da região, o primeiro-ministro Mariano Rajoy afirmou que não vai tolerar qualquer ato que ponha em perigo a unidade de Espanha.

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.