sicnot

Perfil

Mundo

Carles Puigdemont empossado como presidente da Catalunha

O presidente da Câmara Municipal de Girona e dirigente da Convergência Democrática da Catalunha sucede a Artur Mas que confirmou, este sábado, o seu afastamento da presidência do governo autonómico, desbloqueando as negociações entre o Juntos pelo Sim e a Candidatura de Unidade Popular.

© Albert Gea / Reuters

A reviravolta política deu-se a menos de 48 horas do fim do prazo legal para a formação do novo governo. Puidgemont comprometeu-se a liderar o processo para proclamar a independência da Catalunha nos próximos anos. Antes da investidura do novo presidente da região, o primeiro-ministro Mariano Rajoy afirmou que não vai tolerar qualquer ato que ponha em perigo a unidade de Espanha.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira, no Jornal da Noite, para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo". O diretor conta que a unidade esteve em contacto com as autoridades em Espanha, não só durante os ataques, como também depois, e disse que os atacantes não estarão a caminho da fronteira com Portugal.