sicnot

Perfil

Mundo

Iniciado processo formal de extradição de "El Chapo" para os EUA

O processo formal de extradição do México para os Estados Unidos da América do traficante de droga Joaquin "El Chapo" Guzmán teve início este domingo, dois dias depois de ter sido recapturado, anunciaram as autoridades mexicanas.

© Edgard Garrido / Reuters

A Procuradoria-Geral informou, em comunicado, que os agentes da Interpol do México deslocaram-se à prisão de alta segurança de Altiplano, próxima da capital mexicana, onde se encontra "El Chapo", para executar dois mandados de prisão com fins de extradição, o que constitui "o arranque formal dos procedimentos".

Os juízes têm agora de emitir uma decisão e entregá-la ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem de dar 'luz verde' a qualquer extradição.

"Tem de se ter em conta, porém, que o acusado tem a possibilidade de contestar as decisões emitidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros", refere o mesmo comunicado.

Antes de "El Chapo" ter fugido da prisão de alta segurança de Altiplano em julho último, o Presidente do México, Enrique Pena Nieto, recusou enviar o narcotraficante para os Estados Unidos,

O México recebeu, no ano passado, dois pedidos dos Estados Unidos que pedem a sua extradição por uma série de acusações, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

O advogado de Joaquin "El Chapo" Guzmán já prometeu contestar a extradição.

Tido como o traficante de droga mais procurado do mundo, foi recapturado na sexta-feira, na sequência de uma operação militar em Los Machis, cidade costeira no estado mexicano de Sinaloa.

"El Chapo", que protagonizou duas fugas da cadeia em 14 anos, regressou à prisão de alta segurança de Altiplano, de onde tinha conseguido escapar por um túnel com 1,5 quilómetros ligado a uma casa situada fora do perímetro do estabelecimento prisional.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.