sicnot

Perfil

Mundo

Iniciado processo formal de extradição de "El Chapo" para os EUA

O processo formal de extradição do México para os Estados Unidos da América do traficante de droga Joaquin "El Chapo" Guzmán teve início este domingo, dois dias depois de ter sido recapturado, anunciaram as autoridades mexicanas.

© Edgard Garrido / Reuters

A Procuradoria-Geral informou, em comunicado, que os agentes da Interpol do México deslocaram-se à prisão de alta segurança de Altiplano, próxima da capital mexicana, onde se encontra "El Chapo", para executar dois mandados de prisão com fins de extradição, o que constitui "o arranque formal dos procedimentos".

Os juízes têm agora de emitir uma decisão e entregá-la ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem de dar 'luz verde' a qualquer extradição.

"Tem de se ter em conta, porém, que o acusado tem a possibilidade de contestar as decisões emitidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros", refere o mesmo comunicado.

Antes de "El Chapo" ter fugido da prisão de alta segurança de Altiplano em julho último, o Presidente do México, Enrique Pena Nieto, recusou enviar o narcotraficante para os Estados Unidos,

O México recebeu, no ano passado, dois pedidos dos Estados Unidos que pedem a sua extradição por uma série de acusações, incluindo tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.

O advogado de Joaquin "El Chapo" Guzmán já prometeu contestar a extradição.

Tido como o traficante de droga mais procurado do mundo, foi recapturado na sexta-feira, na sequência de uma operação militar em Los Machis, cidade costeira no estado mexicano de Sinaloa.

"El Chapo", que protagonizou duas fugas da cadeia em 14 anos, regressou à prisão de alta segurança de Altiplano, de onde tinha conseguido escapar por um túnel com 1,5 quilómetros ligado a uma casa situada fora do perímetro do estabelecimento prisional.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.