sicnot

Perfil

Mundo

Ministro do Interior alemão defende leis mais duras perante agressões em Colónia

O ministro do Interior alemão defendeu hoje o endurecimento da legislação após as múltiplas agressões sexuais e roubos ocorridos na noite de Ano Novo em Colónia e noutras cidades alemãs, presumivelmente por cidadãos norte-africanos e árabes.

reuters

"Nesta questão não nos podemos permitir longas discussões", disse Thomas de Maizière em Colónia, num discurso no dia anual da Federação Alemã de Funcionários Públicos (DBB).

Thomas de Maizière sublinhou a necessidade de identificar os agressores para os castigar e aplicar "de modo consequente" a lei alemã e a lei sobre estrangeiros, mas também de endurecer a legislação, para o que disse estar em contacto com o ministro da Justiça, Heiko Maas.

Advertiu contra a ocultação da verdade, que considerou ser também importante para os refugiados, no sentido de se distinguir claramente entre os que são delinquentes e os que não são.

A polícia de Colónia atualizou no domingo para 516 as queixas de violência ocorridas durante as festividades de Ano Novo, com 40 por cento das vítimas a relatarem casos de agressão sexual.

Hoje o governo alemão informou que a quase totalidade dos suspeitos da violência naquela noite em Colónia era de origem estrangeira, sobretudo requerentes de asilo chegados recentemente ao país.

Aparentemente tratou-se de uma vaga de ataques coordenados numa grande multidão que se juntou perto da principal estação de comboios da cidade para celebrar a chegada do novo ano, a 31 de dezembro.

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Não há aumentos salariais no Estado para o ano
    1:18

    Economia

    O ministro das Finanças confirma a alteração dos escalões de IRS em 2018. É uma das medidas prioritárias para o próximo ano, a par do descongelamento das carreiras na função pública. Numa entrevista à Antena 1, Mário Centeno admite que não vai haver aumentos salariais no Estado no próximo ano

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00
  • Marcelo diz que Europa não deve contar com benevolência dos aliados 
    1:19

    País

    O Presidente da República concorda com Angela Merkel, que este domingo defendeu que a Europa já não pode confiar a 100% nos países aliados. Numa conferência sobre o futuro da Europa, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que a União Europeia tem de assumir responsabilidades e protagonismo e não pode contar com a iniciativa e a benevolência dos aliados.

  • Merkel sugere que a Europa já não pode contar com aliados como os EUA
    1:45

    Mundo

    Depois das cimeiras do G7 e da NATO,e sem nunca mencionar Donald Trump, a chanceler alemã diz que é tempo de cada país tomar conta do próprio destino. As declarações de Angela Merkel foram feitas em Munique numa ação de campanha da CDU e evidenciam incómodo em relação às posições manifestadas pelos EUA.

  • Bombeiro alvejado durante assalto em Buenos Aires
    1:07

    Mundo

    A polícia argentina está a investigar o assalto e a agressão a tiro a um bombeiro em Buenos Aires. O homem de 30 anos foi atacado por três jovens, o momento foi captado pelas câmaras de videovigilância. As imagens mostram o exato momento em que o bombeiro foi atacado pelo grupo, perto de um quiosque de alimentação automático. De acordo com as informações disponíveis, a vítima terá sido alvejada seis vezes.