sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 20 mortos em ataques contra café no Iraque

Pelo menos 20 pessoas foram esta segunda-feira mortas de dezenas ficaram feridas em ataques contra um café numa localidade a nordeste de Bagdad, referiram fontes militares e policiais.

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdade.

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdade.

© Ahmed Saad / Reuters

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdad, seguido de um atentado suicida com viatura armadilhada quando os clientes se concentravam no local do atentado, segundo um capitão da polícia e um coronel do exército citados pela agência noticiosa AFP.

Previamente, responsáveis oficiais tinham anunciado o fim do ataque a um centro comercial em Bagdad, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) e que provocou pelo menos 12 mortos.

Numa declaração divulgada na internet, o grupo 'jihadista' referiu que quatro dos seus membros efetuaram o ataque e referiu que cerca de 90 pessoas foram mortas ou feridas.

O EI tem reivindicado vários atentados em Bagdad contra civis xiitas.

Lusa

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 44

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 44 mortos, disse esta sexta-feira a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC

  • Aberta nova frente de guerra no Iraque
    1:20

    Mundo

    Uma nova frente de guerra no Iraque está aberta. O exército de Bagdade combate as forças curdas e luta pelo controlo da província petrolífera de Kirkuk. Na origem da ofensiva está o referendo não reconhecido à independência do Curdistão.