sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 20 mortos em ataques contra café no Iraque

Pelo menos 20 pessoas foram esta segunda-feira mortas de dezenas ficaram feridas em ataques contra um café numa localidade a nordeste de Bagdad, referiram fontes militares e policiais.

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdade.

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdade.

© Ahmed Saad / Reuters

Uma bomba explodiu num café em Mouqdadiyah, 90 quilómetros a nordeste de Bagdad, seguido de um atentado suicida com viatura armadilhada quando os clientes se concentravam no local do atentado, segundo um capitão da polícia e um coronel do exército citados pela agência noticiosa AFP.

Previamente, responsáveis oficiais tinham anunciado o fim do ataque a um centro comercial em Bagdad, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) e que provocou pelo menos 12 mortos.

Numa declaração divulgada na internet, o grupo 'jihadista' referiu que quatro dos seus membros efetuaram o ataque e referiu que cerca de 90 pessoas foram mortas ou feridas.

O EI tem reivindicado vários atentados em Bagdad contra civis xiitas.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.