sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno El Niño atingiu "pico" entre novembro e dezembro

O fenómeno El Niño, que pode provocar severas alterações meteorológicas, inundações ou secas, alcançou o seu "pico" entre novembro e dezembro de 2015, segundo informou hoje a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O fenómeno conhecido como El Niño, provocou elevadas temperaturas na Ásia e no leste de África, bem como fortes chuvas e inundações em vários países da América.

O fenómeno conhecido como El Niño, provocou elevadas temperaturas na Ásia e no leste de África, bem como fortes chuvas e inundações em vários países da América.

© Jorge Adorno / Reuters (Arquivo)

Segundo as previsões do organismo, existe uma forte probabilidade de a meteorologia voltar aos níveis normais a partir do próximo verão setentrional.

Recentemente, a agência espacial norte-americana NASA publicou imagens de satélite que mostram semelhanças entre o atual fenómeno do El Niño e um episódio ocorrido em 1997 e 1998 que também esteve na origem de catástrofes naturais.

O fenómeno conhecido como El Niño, que consiste no aumento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico, provocou elevadas temperaturas na Ásia e no leste de África, bem como fortes chuvas e inundações em vários países da América.

Por seu lado, a Agência Meteorológica da Austrália divulgou na semana passada que o El Niño no curso de 2015-16 será um dos três mais fortes dos últimos 50 anos pelas altas temperaturas registadas - mais três graus do que o habitual.

Lusa

  • Cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas
    0:36

    Mundo

    As cheias na América do Sul já obrigaram mais de 140 mil pessoas a abandonar as casas. O Paraguai, a Argentina, o Uruguai e o Brasil estão a ser atingidos por tempestades que já inundaram milhares de quilómetros quadrados de campos e cidades e fizeram com que os rios transbordassem e ultrapassassem, em muito, as margens. O governo do Paraguai, o país mais atingido, já declarou o estado de emergência em sete regiões e diz que, para já, é impossível contabilizar os mortos e os danos materiais que o mau tempoe está a causar. Os meteorologistas dizem que a culpa é do El Niño, que está a ser o mais extremo dos últimos 15 anos.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..