sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 300 pessoas retiradas da localidade síria de Madaya

Pelo menos 300 pessoas foram retiradas hoje da localidade síria de Madaya, noroeste de Damasco, cercada pelo exército e pelo grupo xiita libanês Hezbolah, informou o diretor do Observatório sírio de Direitos Humanos, Rami Abderrahman.

Reuters

A mesma fonte adiantou que há mais 400 pessoas doentes que necessitam de receber tratamento urgente e que esperam ser retiradas em breve.

A ONU informou segunda-feira à noite que centenas pessoas deveriam ser retiradas de Madaya porque podem morrer.

Trabalhadores de agências humanitárias encontraram 400 sírios a sofrerem de fome, desnutrição e de outros problemas de saúde durante uma visita ao hospital em Madaya, relatou hoje o chefe para os Assuntos Humanitários das Nações Unidas, Stephen O'Brien, aos jornalistas, após o fim da reunião do Conselho de Segurança, que decorreu à porta fechada, confirmando a urgência de retirar cerca de 400 sírios que correm perigo de vida.

Segundo o mesmo responsável, além de serem necessárias garantias por parte do Governo sírio para que o local possa ser evacuado em segurança -- seja por terra ou por ar -- são também precisas garantias de "outras partes" envolvidas no conflito.

Uma coluna de ajuda humanitária chegou na segunda-feira a Madaya, cercada há seis meses por forças pró-governamentais e onde existem relatos sobre pessoas a morrer à fome, numa operação coordenada pelo Crescente Vermelho sírio e a Cruz Vermelha.

As informações sobre casos de fome e carências alimentares nesta cidade provocaram um clamor internacional e obrigaram o regime sírio a autorizar o acesso à localidade.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) relatou que pelo menos 28 pessoas morreram de fome em Madaya desde o passado dia 01 de dezembro.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00