sicnot

Perfil

Mundo

Cadeia televisiva Al-Jazeera America deixa de emitir a partir de 30 de abril

A Al-Jazeera América, a televisão por cabo lançada nos Estados Unidos em 2013 pela empresa mediática global com sede no Qatar, vai encerrar em 30 de abril, anunciou esta quarta-feira o grupo.

A cadeia televisiva começou a emitir em agosto de 2013, mas nunca conseguiu encontrar o seu público, apesar de importantes investimentos iniciais. A sua audiência nunca ultrapassou algumas dezenas de milhares de telespectadores nos Estados Unidos. (Arquivo)

A cadeia televisiva começou a emitir em agosto de 2013, mas nunca conseguiu encontrar o seu público, apesar de importantes investimentos iniciais. A sua audiência nunca ultrapassou algumas dezenas de milhares de telespectadores nos Estados Unidos. (Arquivo)

© Brendan McDermid / Reuters

Ao anunciar a decisão em comunicado, o diretor-geral, Al Anstey, evocou ainda a "paisagem económica" para explicar a medida.

"Esta decisão é motivada pelo facto de o nosso modelo económico já não ser viável à luz dos desafios económicos que conhece o mercado americano dos media", referiu por seu turno o diretor-geral do grupo, Mostefa Soouag.

Numa informação interna, Souag assinala ainda que o encerramento da sucursal da estação nos EUA, será acompanhado por uma expansão dos serviços digitais da Al-Jazeera "para alargar a nossa presença de multiplataformas nos Estados Unidos".

A cadeia televisiva começou a emitir em agosto de 2013, mas nunca conseguiu encontrar o seu público, apesar de importantes investimentos iniciais. A sua audiência nunca ultrapassou algumas dezenas de milhares de telespectadores nos Estados Unidos.

A Al-Jazeera garantiu o seu canal de cabo nos EUA através da Current TV, um grupo que incluía o antigo vice-presidente democrata Al Gore, e que abrangia 40 milhões de casas.

O novo canal contratou jornalistas de topo vindos da CNN, BBC e outras redes, e começou com 14 horas de programas noticiosas. A sua sede situa-se em Manhattan, Nova Iorque, e possuiu cerca de 12 delegações nos Estados Unidos.

No início recebeu cerca de 21.000 candidaturas, para 400 postos de trabalho.

Lusa

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.