sicnot

Perfil

Mundo

Moscovo confirma detenção de três russos na Turquia após atentado suicida em Istambul

A Rússia confirmou hoje a detenção na Turquia de três cidadãos russos por alegado envolvimento com o grupo jihadista Estado Islâmico, um dia após o atentado suicida em Istambul que causou a morte a dez turistas.

reuters

"Confirmamos a detenção de três cidadãos da Federação da Rússia. As causas da sua detenção ainda estão a ser apuradas", disse à agência oficial russa RIA Novosti o cônsul-geral da Rússia na Anatólia, Alexandr Tolstopiátenko.

Segundo a agência turca Dogan, os três russos foram detidos na Anatólia, na costa mediterrânica da Turquia, por suspeita de terem cooperado com o autoproclamado Estado Islâmico (EI) no atentado suicida de terça-feira em Istambul, que causou a morte a 10 turistas e mais de 14 feridos.

Os três russos fazem parte de um total de 65 pessoas que foram detidas e acusadas de estarem relacionadas com o grupo extremista islâmico.

Segundo a agência Dogan, entre os suspeitos figuram três russos, na Anatólia, e 15 sírios e um cidadão turco, na capital turca, Ancara.

As forças de segurança apreenderam documentos nos lugares onde decorreram as detenções.

As relações entre Moscovo e Ancara estão a passar por um dos piores momentos das últimas décadas, depois de dois caças turcos terem derrubado um bombardeiro russo, que, segundo a Turquia, teria invadido o seu espaço aéreo.

A Turquia anunciou a 24 de novembro que dois dos seus caça-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria.

A Rússia negou qualquer violação do espaço aéreo turco, acusando a Turquia de proteger o grupo extremista Estado Islâmico e exigindo um pedido de desculpas formal por parte de Ancara.

  • Explosão em Istambul provocada por bombista sírio, afirma Erdogan
    2:14

    Mundo

    O Presidente turco afirma que a explosão desta manhã em Istambul terá sido provocada por um bombista suicida de origem síria. Erdogan diz que a Turquia é o primeiro alvo de todos os grupos terroristas da região e promete intensificar a luta contra todos. A explosão provocou 10 mortos e 15 feridos, entre os quais 8 estrangeiros. O primeiro-ministro turco convocou uma reunião de emergência do gabinete de crise em Ancara.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.