sicnot

Perfil

Mundo

Turista norte-americana vítima de violação coletiva na Papua Nova Guiné

Uma turista norte-americana que realizava um dos mais célebres trilhos na floresta da Papua Nova Guiné, no Pacífico Sul, com o seu namorado, foi vítima de uma violação coletiva e mutilações, revelou a imprensa.

reuters

Os dois turistas, de 31 anos, encontravam-se no momento do ataque na pista Kokoda, um trilho estreito no sudeste da Papua e que atravessa zonas muito acidentadas.

A pista de Kokoda é um dos marcos da Segunda Guerra Mundial no Pacífico Sul, local onde as forças australianas impediram um avanço de tropas japonesas a Port Moresby, em 1942.

O casal andava na segunda-feira em direção ao campo de Templeton Two quando foi atacado por várias pessoas, que roubaram os seus sacos, sapatos, telefones e 15.000 kinas (cerca de 4.540 euros) em dinheiro, disse ao jornal The National Sylvester Kalaut, um responsável da polícia da Papua.

"O homem foi amarrado a uma árvore e a mulher repetidamente violada, antes de três dos seus dedos terem sido cortados", disse o mesmo responsável, acrescentando que os turistas foram libertados cerca de uma hora depois do início do incidente.

A polícia avançou que este ataque foi realizado por dois homens armados com facas, tendo um dos agressores sido detido posteriormente pelos aldeões, de acordo com o jornal The National.

As duas vítimas conseguiram chegar à cidade, tendo sido depois levadas para Port Moresby, onde receberam cuidados médicos.

A agressão foi confirmada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, que indicou que os dois turistas estavam a fazer a caminhada sem guias licenciados.

A violência contra as mulheres é generalizada na Papua Nova Guiné, onde 80% dos homens entrevistados admitiu ter abusado da sua parceira, num estudo publicado em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

  • Trump convida Putin a visitar EUA

    Mundo

    O Presidente dos EUA, Donald Trump convidou o homólogo russo a visitar a Casa Branca e Vladimir Putin ter-se-á mostrado disponível a visitar o país em breve, segundo a agência de notícia russa RIA Novosti que cita o chefe da diplomacia de Moscovo.

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC