sicnot

Perfil

Mundo

Associados de suicida do Bataclan condenados à revelia em França

A justiça francesa condenou hoje a cinco e três anos de prisão dois indivíduos ligados a Samy Amimour, um dos três terroristas suicidas que se fez explodir na sala de espetáculos parisiense Bataclan, em 13 de novembro.

© Gonzalo Fuentes / Reuters

Os dois foram julgados à revelia e, segundo o diário Le Parisien, nem sequer estiveram representados pelos seus advogados, que afirmaram não ter notícias dos seus clientes desde há mais de dois anos.

Um dos julgados, Charaffe al Mouadan, condenado a cinco anos por "associação de malfeitores com o objetivo de preparar atos terroristas", morreu na Síria em 24 de dezembro durante um bombardeamento da coligação liderada pelos EUA.

O outro, Samir Bouabout, que recebeu uma pena de três anos pela mesma acusação, julga-se que está em outro país.

Al Mouadan, Bouabout e Amimour foram detidos em outubro de 2012, sob suspeita de quererem sair de França para irem combater nas fileiras extremistas, mas foram colocados em liberdade sob controlo judicial e um ano depois partiram para a Síria.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.