sicnot

Perfil

Mundo

Atentado terrorista em hotel da capital do Burkina Faso

Tiros e explosões foram hoje ouvidos num dos principais hotéis de Ouagadougou, capital do Burkina Faso, tendo a embaixada de França afirmado que se tratou de um "atentado terrorista".

© Joe Penney / Reuters

Segundo jornalistas da Agência France-Presse, pelo menos três homens dispararam e cerca de 10 veículos foram incendiados na rua onde se situa o hotel de quatro estrelas "Splendid", numa área central e movimentada da capital do Burkina Faso.

O "Splendid" é geralmente utilizado por funcionários da ONU e por cidadãos ocidentais, sensivelmente os mesmos frequentadores do café-restaurante "Cappuccino Splendid", localizado frente ao hotel e também atingido.

A polícia e forças de segurança estiveram no local dos incidentes, apoiados por um helicóptero.

O ataque ocorre menos de dois meses depois de um atentado 'jihadista' ao "Radisson Blu Hotel", em Bamako, a 20 de novembro, ter causado a morte a 20 pessoas, 14 das quais estrangeiras.

No último mês, Roch Marc Christian Kaboré, de 58 anos, tomou posse como Presidente do Burkina Faso, tornando-se o terceiro civil a assumir o cargo entre os nove chefes de Estado que o país teve desde que, em 1960, se tornou independente da França.

Lusa

  • Ministra tem condições para ficar?
    1:57
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Depois de sair da autoestrada o vidro do carro ainda estava a ferver"
    2:01
  • O desabafo de um empresário que perdeu "uma vida inteira de trabalho" no fogo
    2:08
  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10
  • A primeira moção de censura ao fim de quase dois anos
    1:42

    País

    O CDS-PP avançou com uma moção de censura ao Governo, perante o que chama de falha do Governo na proteção das pessoas. O PSD apoia a iniciativa. António Costa fala num ato natural da democracia. Esta é a primeira moção de censura que o Governo socialista enfrenta ao fim de quase dois anos de mandato.

  • "Agora é tempo de decidir e executar"
    1:27

    País

    O primeiro-ministro reuniu-se esta terça-feira com os autarcas das zonas mais afetadas pelos incêndios e visitou os feridos, que continuam internados no Hospital de Coimbra. António Costa diz que o tempo das respostas começa agora.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.