sicnot

Perfil

Mundo

Mais plástico que peixe nos oceanos em 2050

Ellen MacArthur alerta para o perigo de em 2050 existirem mais resíduos plásticos nos oceanos do que peixes, caso nada se faça para impedir que se continuem a despejar esse tipo de resíduos nas águas do mar. Velejadora experiente com muitas milhas percorridas, tem como poucos um conhecimento profundo dos oceanos e criou uma fundação que se dedica aos estudo de questões ambientais e económicas.

Um terço dos resíduos plásticos tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos.

Um terço dos resíduos plásticos tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos.

© Cheryl Ravelo / Reuters (Arquivo)

A velejadora Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001.

A velejadora Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001.

© Charles Platiau / Reuters (Arquivo)

De acordo com um novo relatório Ellen MacArthur Foundation, publicado hoje no Fórum Económico Mundial, novos plásticos irão consumir 20% de toda a produção de petróleo dentro de 35 anos. A produção de plásticos aumentou vinte vezes desde 1964, chegando a 311 milhões de toneladas em 2014, refere o documento.

A expectativa é de duplicar novamente nos próximos 20 anos e quase quadruplicar até 2050. Apesar dos constantes alertas, apenas 5% dos plásticos são reciclados de forma eficaz, enquanto 40% acabam em aterros sanitários e um terço tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos. Grande parte do restante resíduos plásticos é queimado , gerando energia, mas causando mais combustíveis fósseis para ser consumido, a fim de fazer novos sacos de plástico, copos e outros artigos de consumo.

O relatório elaborado pela Fundação Ellen MacArthur não alerta só para a ameaça de uma calamidade ambiental, apresenta também soluções para travar o avanço do problema.

A britânica Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001. Conseguiu o segundo lugar do pódio. Três anos depois voltou a partir, mais uma vez sozinha e bateu o recorde mundial, tornando-se na altura a velejadora mais rápida a fazer a circum-navegação.

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.