sicnot

Perfil

Mundo

Mais plástico que peixe nos oceanos em 2050

Ellen MacArthur alerta para o perigo de em 2050 existirem mais resíduos plásticos nos oceanos do que peixes, caso nada se faça para impedir que se continuem a despejar esse tipo de resíduos nas águas do mar. Velejadora experiente com muitas milhas percorridas, tem como poucos um conhecimento profundo dos oceanos e criou uma fundação que se dedica aos estudo de questões ambientais e económicas.

Um terço dos resíduos plásticos tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos.

Um terço dos resíduos plásticos tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos.

© Cheryl Ravelo / Reuters (Arquivo)

A velejadora Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001.

A velejadora Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001.

© Charles Platiau / Reuters (Arquivo)

De acordo com um novo relatório Ellen MacArthur Foundation, publicado hoje no Fórum Económico Mundial, novos plásticos irão consumir 20% de toda a produção de petróleo dentro de 35 anos. A produção de plásticos aumentou vinte vezes desde 1964, chegando a 311 milhões de toneladas em 2014, refere o documento.

A expectativa é de duplicar novamente nos próximos 20 anos e quase quadruplicar até 2050. Apesar dos constantes alertas, apenas 5% dos plásticos são reciclados de forma eficaz, enquanto 40% acabam em aterros sanitários e um terço tem como destino ecossistemas frágeis, como os oceanos. Grande parte do restante resíduos plásticos é queimado , gerando energia, mas causando mais combustíveis fósseis para ser consumido, a fim de fazer novos sacos de plástico, copos e outros artigos de consumo.

O relatório elaborado pela Fundação Ellen MacArthur não alerta só para a ameaça de uma calamidade ambiental, apresenta também soluções para travar o avanço do problema.

A britânica Ellen MacArthur tornou-se mundialmente conhecida, aos 24 anos, depois de ter circum-navegado o globo sozinha, na corrida Vendée Globe, em 2001. Conseguiu o segundo lugar do pódio. Três anos depois voltou a partir, mais uma vez sozinha e bateu o recorde mundial, tornando-se na altura a velejadora mais rápida a fazer a circum-navegação.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.