sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,3 entre Espanha e Marrocos com réplicas

Um sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje o Mediterrâneo entre Marrocos e Espanha. Nove réplicas, com magnitudes entre 2,9 e 4,6 graus, fizeram-se sentir esta manhã após o sismo registado de madrugada no mar de Alboran, no Mediterrâneo, que causou danos materiais em Melilla (Espanha).

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters

O movimento sísmico, de magnitude 6,3 segundo Instituto Nacional Geográfico espanhol, foi sentido com maior intensidade em Melilla, mas também em vários outros pontos de Espanha, como na Andaluzia, Ceuta, Múrcia e Madrid.

Após este sismo principal, que levou muitos habitantes de Melilla (cidade espanhola situada no Norte de África) a sair à rua, sucederam-se réplicas, também com o epicentro no mar de Alboran.

A magnitude destas réplicas oscilou entre os 2,9 e 4,6 graus, mas só as de maior magnitude foram sentidas pela população.

O sismo não causou vítimas mas registaram-se alguns danos materiais, principalmente em Melilla, onde algumas fachadas de edifícios ficaram danificadas e se desprenderam elementos ornamentais. Os bombeiros tiveram mesmo de evacuar algumas casas por receio de derrubamentos.

A linha de emergências 112 recebeu mais de 250 chamadas de toda a Andaluzia, denunciando que o sismo foi sentido em toda a região.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22