sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,3 entre Espanha e Marrocos com réplicas

Um sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje o Mediterrâneo entre Marrocos e Espanha. Nove réplicas, com magnitudes entre 2,9 e 4,6 graus, fizeram-se sentir esta manhã após o sismo registado de madrugada no mar de Alboran, no Mediterrâneo, que causou danos materiais em Melilla (Espanha).

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters

O movimento sísmico, de magnitude 6,3 segundo Instituto Nacional Geográfico espanhol, foi sentido com maior intensidade em Melilla, mas também em vários outros pontos de Espanha, como na Andaluzia, Ceuta, Múrcia e Madrid.

Após este sismo principal, que levou muitos habitantes de Melilla (cidade espanhola situada no Norte de África) a sair à rua, sucederam-se réplicas, também com o epicentro no mar de Alboran.

A magnitude destas réplicas oscilou entre os 2,9 e 4,6 graus, mas só as de maior magnitude foram sentidas pela população.

O sismo não causou vítimas mas registaram-se alguns danos materiais, principalmente em Melilla, onde algumas fachadas de edifícios ficaram danificadas e se desprenderam elementos ornamentais. Os bombeiros tiveram mesmo de evacuar algumas casas por receio de derrubamentos.

A linha de emergências 112 recebeu mais de 250 chamadas de toda a Andaluzia, denunciando que o sismo foi sentido em toda a região.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.