sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,3 entre Espanha e Marrocos com réplicas

Um sismo de magnitude 6,3 atingiu hoje o Mediterrâneo entre Marrocos e Espanha. Nove réplicas, com magnitudes entre 2,9 e 4,6 graus, fizeram-se sentir esta manhã após o sismo registado de madrugada no mar de Alboran, no Mediterrâneo, que causou danos materiais em Melilla (Espanha).

Arquivo

Arquivo

© Issei Kato / Reuters

O movimento sísmico, de magnitude 6,3 segundo Instituto Nacional Geográfico espanhol, foi sentido com maior intensidade em Melilla, mas também em vários outros pontos de Espanha, como na Andaluzia, Ceuta, Múrcia e Madrid.

Após este sismo principal, que levou muitos habitantes de Melilla (cidade espanhola situada no Norte de África) a sair à rua, sucederam-se réplicas, também com o epicentro no mar de Alboran.

A magnitude destas réplicas oscilou entre os 2,9 e 4,6 graus, mas só as de maior magnitude foram sentidas pela população.

O sismo não causou vítimas mas registaram-se alguns danos materiais, principalmente em Melilla, onde algumas fachadas de edifícios ficaram danificadas e se desprenderam elementos ornamentais. Os bombeiros tiveram mesmo de evacuar algumas casas por receio de derrubamentos.

A linha de emergências 112 recebeu mais de 250 chamadas de toda a Andaluzia, denunciando que o sismo foi sentido em toda a região.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.