sicnot

Perfil

Mundo

Obama alerta para o aumento do antissemitismo no mundo

O Presidente norte-americano, Barack Obama, aproveitou um evento em homenagem aos heróis do Holocausto, na quarta-feira, para alertar para o aumento do antissemitismo e sublinhar o laço "indestrutível" que une EUA e Israel.

© Kevin Lamarque / Reuters

"Temos de encarar a realidade de que, em todo o mundo, o antissemitismo está a aumentar. Não o podemos negar", disse Obama, no Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, acrescentando: "Somos todos judeus".

"Um ataque a qualquer fé é um ataque a todas as nossas fés", afirmou, lembrando momentos de discriminação na Europa, Ásia e Estados Unidos da América.

O Presidente norte-americano garantiu que os Estados Unidos estão na vanguarda do combate ao antissemitismo e mantêm a sua amizade com Israel.

Obama e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, têm discordado publicamente em alguns tópicos, como a construção de colonatos e o acordo nuclear com o Irão, a que Netanyahu se opôs firmemente.

"O compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel continua a ser, agora e sempre, inabalável", disse num discurso na embaixada israelita.

Lusa

  • José Eduardo dos Santos há 38 anos no poder
    2:42

    Mundo

    José Eduardo dos Santos foi o segundo Presidente com mais tempo de liderança a nível mundial, quase 38 anos. Este ano, anunciou que não voltaria a concorrer às eleições, mas mantêm-se, por enquanto, como presidente do MPLA. No dia em que os angolanos foram às urnas para escolher o seu sucessor, apresentamos a vida de José Eduardo dos Santos.

  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09

    Economia

    A Volkswagen apresentou esta quarta-feira o T-ROC, o novo SUV da marca alemã, que vai chegar ao mercado em novembro. O SUV, mais pequeno do que o habitual, está a ser produzido na Autoeuropa, em Portugal.