sicnot

Perfil

Mundo

Sem vinho não há almoço

O almoço entre o Presidente francês, François Hollande e o homólogo iraniano foi cancelado. O problema foi o vinho. O islão proibe o consumo de álcool e o presidente iraniano cumpre a regra à risca. Ora, o gabinete do presidente francês, entendeu que uma refeição sem vinho punha em causa os valores republicanos.

© Charles Platiau / Reuters

Estava tudo a postos para um almoço de luxo num restaurante famoso da capital francesa, Paris, mas foi cancelado.

Os assessores do presidente Hollande explicaram que servir uma refeição "amiga do Irão" punha em causa os valores republicanos franceses,

Ora, Hassan Rouhani, tal como manda o islão, não bebe bebidas alcoólicas, estão proibidas.

O anfitrião ainda terá sugerido um pequeno-almoço, de forma a evitar as bebidas alcoólicas, mas a comitiva do Presidente iraniano terá considerado a alternativa fraca.

Assim sendo nem almoço, jantar ou pequeno-almoço. Nada que pareça incomodar o Presidente do Irão que, por estes dias, está mais interessado em alimentar o país com negócios de milhões.

Recorde-se que o ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, anunciou que seria assinado um contrato para a compra de 114 Airbus.

.

  • Presidente do Irão visita França na primeira visita oficial à Europa
    2:05

    Mundo

    O presidente do Irão já está em Paris onde termina a primeira visita oficial à Europa. A passagem por Itália não foi pacífica. Na noite do encontro com o primeiro-ministro italiano, no museu Capitolini, as estátuas dos Deuses romanos foram tapadas com panéis. O responsável do museu diz que a decisão foi tomada pelo protocolo do primeiro-ministro para que o Presidente do Irão não fosse confrontado com a nudez das esculturas clássicas, o que gerou indignação por parte da opinião pública.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.