sicnot

Perfil

Mundo

Sem vinho não há almoço

O almoço entre o Presidente francês, François Hollande e o homólogo iraniano foi cancelado. O problema foi o vinho. O islão proibe o consumo de álcool e o presidente iraniano cumpre a regra à risca. Ora, o gabinete do presidente francês, entendeu que uma refeição sem vinho punha em causa os valores republicanos.

© Charles Platiau / Reuters

Estava tudo a postos para um almoço de luxo num restaurante famoso da capital francesa, Paris, mas foi cancelado.

Os assessores do presidente Hollande explicaram que servir uma refeição "amiga do Irão" punha em causa os valores republicanos franceses,

Ora, Hassan Rouhani, tal como manda o islão, não bebe bebidas alcoólicas, estão proibidas.

O anfitrião ainda terá sugerido um pequeno-almoço, de forma a evitar as bebidas alcoólicas, mas a comitiva do Presidente iraniano terá considerado a alternativa fraca.

Assim sendo nem almoço, jantar ou pequeno-almoço. Nada que pareça incomodar o Presidente do Irão que, por estes dias, está mais interessado em alimentar o país com negócios de milhões.

Recorde-se que o ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, anunciou que seria assinado um contrato para a compra de 114 Airbus.

.

  • Presidente do Irão visita França na primeira visita oficial à Europa
    2:05

    Mundo

    O presidente do Irão já está em Paris onde termina a primeira visita oficial à Europa. A passagem por Itália não foi pacífica. Na noite do encontro com o primeiro-ministro italiano, no museu Capitolini, as estátuas dos Deuses romanos foram tapadas com panéis. O responsável do museu diz que a decisão foi tomada pelo protocolo do primeiro-ministro para que o Presidente do Irão não fosse confrontado com a nudez das esculturas clássicas, o que gerou indignação por parte da opinião pública.

  • Polémica "Supernanny" em debate hoje na SIC
    2:25
  • Será este o "momento mais Ronaldo" de sempre?

    Desporto

    Cristiano Ronaldo é protagonista de mais um momento que corre nas redes sociais. Depois de marcar o sexto golo do Real Madrid frente ao Desportivo da Corunha, o jogador português ficou ferido no rosto e foi obrigado a abandonar o campo. Mas antes, mesmo com a cara ensanguentada, pediu um telemóvel com "espelho" para ver a extensão do corte. Há quem brinque com a situação, dizendo que Ronaldo levou a sua obsessão com a sua imagem a um novo nível, mas há também quem desvalorize a situação.

    SIC

  • Democratas aceitam compromisso para acabar com shutdown nos EUA

    Mundo

    Os senadores democratas aceitaram esta segunda-feira um acordo orçamental provisório que vai permitir acabar com a paralisação parcial do Governo federal dos Estados Unidos, situação conhecida como shutdown, anunciou o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer.

  • Refeição de 1.100 euros em Veneza

    Mundo

    O centro de Veneza oferece os mais variados restaurantes. Com menu obrigatório, sem menu, com taxas, sem taxas, sentando ou em pé. Depois há aqueles restaurantes que cobram 1.100 euros por cinco pratos acompanhados por água. O caso aconteceu com quatro turistas japoneses, que depois de pagarem a conta, apresentaram queixa às autoridades. O presidente da Câmara da cidade italiana já disse que ia investigar a situação e, caso se confirmasse, prometeu que iria castigar os responsáveis.

    SIC