sicnot

Perfil

Mundo

Sem vinho não há almoço

O almoço entre o Presidente francês, François Hollande e o homólogo iraniano foi cancelado. O problema foi o vinho. O islão proibe o consumo de álcool e o presidente iraniano cumpre a regra à risca. Ora, o gabinete do presidente francês, entendeu que uma refeição sem vinho punha em causa os valores republicanos.

© Charles Platiau / Reuters

Estava tudo a postos para um almoço de luxo num restaurante famoso da capital francesa, Paris, mas foi cancelado.

Os assessores do presidente Hollande explicaram que servir uma refeição "amiga do Irão" punha em causa os valores republicanos franceses,

Ora, Hassan Rouhani, tal como manda o islão, não bebe bebidas alcoólicas, estão proibidas.

O anfitrião ainda terá sugerido um pequeno-almoço, de forma a evitar as bebidas alcoólicas, mas a comitiva do Presidente iraniano terá considerado a alternativa fraca.

Assim sendo nem almoço, jantar ou pequeno-almoço. Nada que pareça incomodar o Presidente do Irão que, por estes dias, está mais interessado em alimentar o país com negócios de milhões.

Recorde-se que o ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, anunciou que seria assinado um contrato para a compra de 114 Airbus.

.

  • Presidente do Irão visita França na primeira visita oficial à Europa
    2:05

    Mundo

    O presidente do Irão já está em Paris onde termina a primeira visita oficial à Europa. A passagem por Itália não foi pacífica. Na noite do encontro com o primeiro-ministro italiano, no museu Capitolini, as estátuas dos Deuses romanos foram tapadas com panéis. O responsável do museu diz que a decisão foi tomada pelo protocolo do primeiro-ministro para que o Presidente do Irão não fosse confrontado com a nudez das esculturas clássicas, o que gerou indignação por parte da opinião pública.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.