sicnot

Perfil

Mundo

Sem vinho não há almoço

O almoço entre o Presidente francês, François Hollande e o homólogo iraniano foi cancelado. O problema foi o vinho. O islão proibe o consumo de álcool e o presidente iraniano cumpre a regra à risca. Ora, o gabinete do presidente francês, entendeu que uma refeição sem vinho punha em causa os valores republicanos.

© Charles Platiau / Reuters

Estava tudo a postos para um almoço de luxo num restaurante famoso da capital francesa, Paris, mas foi cancelado.

Os assessores do presidente Hollande explicaram que servir uma refeição "amiga do Irão" punha em causa os valores republicanos franceses,

Ora, Hassan Rouhani, tal como manda o islão, não bebe bebidas alcoólicas, estão proibidas.

O anfitrião ainda terá sugerido um pequeno-almoço, de forma a evitar as bebidas alcoólicas, mas a comitiva do Presidente iraniano terá considerado a alternativa fraca.

Assim sendo nem almoço, jantar ou pequeno-almoço. Nada que pareça incomodar o Presidente do Irão que, por estes dias, está mais interessado em alimentar o país com negócios de milhões.

Recorde-se que o ministro dos Transportes iraniano, Abbas Akhoundi, anunciou que seria assinado um contrato para a compra de 114 Airbus.

.

  • Presidente do Irão visita França na primeira visita oficial à Europa
    2:05

    Mundo

    O presidente do Irão já está em Paris onde termina a primeira visita oficial à Europa. A passagem por Itália não foi pacífica. Na noite do encontro com o primeiro-ministro italiano, no museu Capitolini, as estátuas dos Deuses romanos foram tapadas com panéis. O responsável do museu diz que a decisão foi tomada pelo protocolo do primeiro-ministro para que o Presidente do Irão não fosse confrontado com a nudez das esculturas clássicas, o que gerou indignação por parte da opinião pública.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.