sicnot

Perfil

Mundo

França investiga novo escândalo de abusos sexuais de menores por soldados estrangeiros

A França está a investigar novas suspeitas de abusos sexuais de menores por soldados estrangeiros na Republica Centro Africana.

(arquivo/Reuters)

(arquivo/Reuters)

© Jean-Paul Pelissier / Reuters

O Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos denunciou hoje em Genebra um novo escândalo. Os alegados crimes ocorreram sobretudo em 2014, mas só foram descobertos nas últimas semanas.

As acusações visam principalmente soldados da Geórgia que integram a força da União Europeia na República Centro-Africana. Segundo a ONU, uma irmã e um irmão com sete e nove anos de idade terão sido também abusados por militares franceses.

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC