sicnot

Perfil

Mundo

Cães ou gatos? Qual deles gosta mais de nós?

Um documentário que vai ser emitido na BBC2 intitulado "Cães vs Gatos" junta um especialista em animais Chris Packham e Liz Bonnin, neurocientista. Juntos descobriram qual destes animais gosta mais dos donos.

© Neil Hall / Reuters

Um documentário que vai ser emitido na BBC2 intitulado "Cães vs Gatos"

Um documentário que vai ser emitido na BBC2 intitulado "Cães vs Gatos"

Já se sabe que, à semelhança do homem, os cães libertam oxitocina, a hormona do amor. No entanto, este teste nunca foi realizado em gatos.

"É uma das formas de medir quimicamente o amor entre mamíferos. Os seres humanos produzem uma hormona no cérebro quando gostam de alguém. Quando vemos o nosso marido/mulher ou os nossos filhos a tensão arterial aumenta entre 40 a 60%".

"Que os cães gostam muito dos seus donos, disso não há dúvidas" explica Paul Zak um dos especialistas que conduziu o estudo. Faltava saber, com exatidão, quanto.

Então, os neurocientistas decidiram medir os níveis de oxitocina libertados pelos cães e agora, pela primeira vez, em gatos antes e depois de interagirem com os donos.

Recolheram saliva de 10 gatos e 10 cães em duas situações distintas: dez minutos antes da brincadeira e segundos após a interação com os donos. De seguida verificaram a quantidade de oxitocina libertada.

Resultado: os cães apresentam um aumento de 57,2% e os gatos apenas 12%. Em teoria, dizem os especialistas, isto pode querer dizer que os cães gostam mais dos seus donos que os gatos.

"Fiquei surpreendido quando verifiquei que os cães produzem níveis tão elevados de oxitocina. O aumento de 57,2% nos cães é uma resposta muito poderosa. Revela que os cães gostam mesmo dos seus donos. É também surpreendente perceber que os gatos também produzem oxitocina", diz Paul Zak.

Há estudos que revelam que os gatos não gostam dos donos e este estudo, pelo menos, prova o contrário.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado colombiano, de 30 anos, já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015.

    Última Hora

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.