sicnot

Perfil

Mundo

Polícia holandesa treina águias para intercetar drones

A polícia holandesa está a treinar águias para intercetar drones ou aviões não tripulados que possam gerar incidentes de segurança ou serem usados por criminosos e terroristas.

ap

Esta iniciativa está a ser desenvolvida em colaboração com a agência antiterrorista e os Ministérios da Justiça e Defesa do país.

A polícia referiu num comunicado que no futuro esses aparelhos serão utilizados cada vez mais, aumentando também o número de incidentes.

Os drones também podem ser usados para fins criminosos, de acordo com a polícia holandesa.

A iniciativa, qualificada pela polícia como "pioneira no mundo", pretende preparar as aves para que possam abater os drones, sem que haja qualquer impacto ambiental.

Esta iniciativa ainda está em período de testes, mas, segundo o porta-voz do projeto, Marc Wiebes, há "possibilidades muito reais" de que se acabe por utilizar águias para intercetar drones de criminosos.

"Qualquer pessoa pode ter um drone e isto inclui pessoas que queiram dar-lhe um mau uso", declarou o porta-voz da polícia, Michel Baeten.

As águias identificam os drones como uma presa, agarram-nos e colocam-nos num lugar onde não haja outras aves ou seres humanos, declarou a polícia holandesa no comunicado.

Além dos pássaros, as forças de segurança da Holanda trabalham no uso de sistemas eletrónicos avançados para poderem tomar o controlo de um 'drone' remotamente e na programação de um avião não tripulado capaz de abater um aparelho inimigo, de acordo com a nota.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Encontrados dez sobreviventes no hotel engolido por avalanche em Itália
    1:44
  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.