sicnot

Perfil

Mundo

Indonésia lança programa contra radicalização após atentado do Daesh

A Indonésia anunciou hoje ter encomendado a sete ministérios a tarefa de realizar um programa para acabar com a radicalização em todo o país, semanas depois do ataque em Jacarta por membros locais do grupo extremista Daesh.

reuters

Durante a aplicação do programa, os ministérios, incluindo as pastas da Educação e Cultura, Leis e Direitos Humanos e Assuntos Religiosos, vão analisar temas como a orientação religiosa, psicologia, educação e a formação profissional.

"O plano de levar a cabo um programa para acabar com a radicalização nunca se realizou antes" na Indonésia, o país com a maior população muçulmana do mundo, apontou o ministro da Segurança, Luhut Panjaitan, segundo o Channel News Asia.

A 14 de janeiro, presumíveis 'jihadistas' do Estado Islâmico lançaram um atentado num bairro central da capital indonésia, Jacarta.

Oito pessoas morreram no ataque, incluindo quatro terroristas, e mais de uma dezena ficaram feridas.

Segundo a polícia, os atacantes tinham a sua base na localidade de Solo, em Java central, e atuaram sob o comando de Bahrun Naim, um indonésio que se encontra na Síria a apoiar a luta do movimento extremista.

Especialistas em segurança acreditam que o ataque faz parte da tentativa do Estado Islâmico de se estabelecer na Indonésia.

As autoridades estimam que cerca de meio milhar de indonésios tenha viajado para a Síria e para o Iraque para combater nas fileiras do EI, dos quais uma centena terá regressado ao país.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.