sicnot

Perfil

Mundo

Negociações de paz na Síria suspensas até 25 de fevereiro

O enviado das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou hoje a suspensão até 25 de fevereiro das negociações sobre o conflito sírio, depois de as partes envolvidas não conseguirem entender-se para o início dos trabalhos.

© Bassam Khabieh / Reuters

"Ainda há trabalho a fazer, por todos os envolvidos" disse Staffan de Mistura depois de uma reunião de várias horas com representantes da oposição síria num hotel de Genebra.

O início formal das negociações mediadas pela ONU chegou a ser anunciado por de Mistura na terça-feira, mas os representantes da oposição e do regime do presidente sírio Bashar Al-Assad presentes em Genebra não chegaram a um entendimento mínimo para começarem as conversações.

"Já fixei uma data, 25 de fevereiro, para as próximas discussões. Disse desde o primeiro dia que não iniciaria negociações simplesmente para poder dizer que existem negociações e esta suspensão não significa nem o fim nem o fracasso do diálogo", disse o representante da ONU.

Staffan de Mistura adiantou que as duas partes mantêm a "intenção de dar início a um processo político" para a resolução do conflito na Síria, uma guerra civil sangrenta que se arrasta desde 2011 e já provocou pelo menos 260.000 mortos e mais de 13 milhões de deslocados.

Para além das profundas divergências entre as partes, a intensificação de bombardeamentos do regime de Al-Assad, com o apoio da Rússia, contra as forças da oposição nos dias que antecederam o esperado início das conversações impossibilitaram o diálogo.

Antes da data prevista para a retoma das conversações está prevista para 11 de fevereiro em Munique, na Alemanha, uma reunião do grupo de apoio à Síria, que integra cerca de 20 países, incluindo os principais apoiantes de Bashar Al-Assad, Irão e Rússia, e os apoiantes dos movimentos de oposição, como os Estados Unidos e a generalidade dos países ocidentais.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.