sicnot

Perfil

Mundo

Negociações de paz na Síria suspensas até 25 de fevereiro

O enviado das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, anunciou hoje a suspensão até 25 de fevereiro das negociações sobre o conflito sírio, depois de as partes envolvidas não conseguirem entender-se para o início dos trabalhos.

© Bassam Khabieh / Reuters

"Ainda há trabalho a fazer, por todos os envolvidos" disse Staffan de Mistura depois de uma reunião de várias horas com representantes da oposição síria num hotel de Genebra.

O início formal das negociações mediadas pela ONU chegou a ser anunciado por de Mistura na terça-feira, mas os representantes da oposição e do regime do presidente sírio Bashar Al-Assad presentes em Genebra não chegaram a um entendimento mínimo para começarem as conversações.

"Já fixei uma data, 25 de fevereiro, para as próximas discussões. Disse desde o primeiro dia que não iniciaria negociações simplesmente para poder dizer que existem negociações e esta suspensão não significa nem o fim nem o fracasso do diálogo", disse o representante da ONU.

Staffan de Mistura adiantou que as duas partes mantêm a "intenção de dar início a um processo político" para a resolução do conflito na Síria, uma guerra civil sangrenta que se arrasta desde 2011 e já provocou pelo menos 260.000 mortos e mais de 13 milhões de deslocados.

Para além das profundas divergências entre as partes, a intensificação de bombardeamentos do regime de Al-Assad, com o apoio da Rússia, contra as forças da oposição nos dias que antecederam o esperado início das conversações impossibilitaram o diálogo.

Antes da data prevista para a retoma das conversações está prevista para 11 de fevereiro em Munique, na Alemanha, uma reunião do grupo de apoio à Síria, que integra cerca de 20 países, incluindo os principais apoiantes de Bashar Al-Assad, Irão e Rússia, e os apoiantes dos movimentos de oposição, como os Estados Unidos e a generalidade dos países ocidentais.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16