sicnot

Perfil

Mundo

Ameaça de bomba no aeroporto de Madrid foi falso alarme

O Ministério do Interior espanhol confirmou que a ameaça de bomba no interior de um avião da companhia Saudi Airlines, que obrigou esta quinta-feira a decretar um "alerta geral" no aeroporto internacional de Madrid-Barajas, foi um falso alarme.

O alerta foi acionado quando foi encontrado um papel com uma mensagem escrita na sala de oração no interior do aparelho da Saudi Airlines.

O alerta foi acionado quando foi encontrado um papel com uma mensagem escrita na sala de oração no interior do aparelho da Saudi Airlines.

© Andrea Comas / Reuters

O alerta foi acionado quando foi encontrado um papel com uma mensagem escrita na sala de oração no interior do aparelho da Saudi Airlines, segundo fontes da investigação, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.

O voo com destino a Riade estava previsto descolar às 10:30 hora local e no papel encontrado podia ler-se a frase "11:30 bomba".

Fontes da Guarda Civil espanhola precisaram que o comandante da companhia aérea saudita avisou os serviços de emergência do aeroporto, tendo sido ativado o protocolo habitual para este tipo de incidentes.

Os passageiros foram retirados do local e o avião foi conduzido para uma pista remota do terminal, onde os especialistas da Guarda Civil inspecionaram o aparelho.

Após os trabalhos de inspeção, os agentes não encontraram nenhum objeto suspeito no interior do aparelho, indicaram as mesmas fontes, que acrescentaram que a investigação vai prosseguir para esclarecer a identidade do autor da nota escrita com a ameaça de bomba.

Toda a bagagem de mão foi revistada, bem como recolhidas as impressões digitais da tripulação e de todos os passageiros.

A ministra do Fomento espanhola, Ana Pastor, assegurou entretanto que o funcionamento do aeroporto internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas recuperou a "normalidade" depois da desativação do alerta, que inicialmente teve um caráter geral e que posteriormente foi apenas circunscrito ao local.

No voo SVA226 da Saudi Airlines viajavam 97 passageiros e 15 elementos da tripulação.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.