sicnot

Perfil

Mundo

Ataque talibã mata quatro soldados no Afeganistão

Pelo menos quatro soldados afgãos morreram hoje e outros 14 ficaram feridos num ataque suicida talibã com explosivos a um autocarro militar no norte do Afeganistão, segundo as autoridades locais.

© Mohammad Ismail / Reuters

O atentado ocorreu nas proximidades da base militar de Dehdadi, província de Balkh, para onde se dirigia o autocarro, procedente de Mazar-e-Sharif, explicou o porta-voz do governador da região, Munir Ahmad Farhad, à agência Efe.

Os talibãs reivindicaram o ataque, através de um porta-voz que assegurou que um dos seus "mártires" fez explodir um colete com bombas "no interior do autocarro".

O Afeganistão vive uma fase de violência desde finais de 2014, quando a NATO transferiu para as tropas afegãs a total responsabilidade pela segurança do país.

A missão da NATO no Afeganistão começou em 2001, na sequência da invasão dos EUA que derrubou o regime talibã.

Lusa

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.