sicnot

Perfil

Mundo

Ataque talibã mata quatro soldados no Afeganistão

Pelo menos quatro soldados afgãos morreram hoje e outros 14 ficaram feridos num ataque suicida talibã com explosivos a um autocarro militar no norte do Afeganistão, segundo as autoridades locais.

© Mohammad Ismail / Reuters

O atentado ocorreu nas proximidades da base militar de Dehdadi, província de Balkh, para onde se dirigia o autocarro, procedente de Mazar-e-Sharif, explicou o porta-voz do governador da região, Munir Ahmad Farhad, à agência Efe.

Os talibãs reivindicaram o ataque, através de um porta-voz que assegurou que um dos seus "mártires" fez explodir um colete com bombas "no interior do autocarro".

O Afeganistão vive uma fase de violência desde finais de 2014, quando a NATO transferiu para as tropas afegãs a total responsabilidade pela segurança do país.

A missão da NATO no Afeganistão começou em 2001, na sequência da invasão dos EUA que derrubou o regime talibã.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16