sicnot

Perfil

Mundo

Ataque talibã mata quatro soldados no Afeganistão

Pelo menos quatro soldados afgãos morreram hoje e outros 14 ficaram feridos num ataque suicida talibã com explosivos a um autocarro militar no norte do Afeganistão, segundo as autoridades locais.

© Mohammad Ismail / Reuters

O atentado ocorreu nas proximidades da base militar de Dehdadi, província de Balkh, para onde se dirigia o autocarro, procedente de Mazar-e-Sharif, explicou o porta-voz do governador da região, Munir Ahmad Farhad, à agência Efe.

Os talibãs reivindicaram o ataque, através de um porta-voz que assegurou que um dos seus "mártires" fez explodir um colete com bombas "no interior do autocarro".

O Afeganistão vive uma fase de violência desde finais de 2014, quando a NATO transferiu para as tropas afegãs a total responsabilidade pela segurança do país.

A missão da NATO no Afeganistão começou em 2001, na sequência da invasão dos EUA que derrubou o regime talibã.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.