sicnot

Perfil

Mundo

França e Alemanha pressionam UE para combater financiamento a terroristas

A França e a Alemanha pressionaram hoje a União Europeia a acelerar os planos de combate ao financiamento de grupos terroristas.

Miguel Sapin e Wolfgang Schaeuble numa conferência de imprensa.

Miguel Sapin e Wolfgang Schaeuble numa conferência de imprensa.

© Charles Platiau / Reuters

Paris (onde no ano passado ocorreram dois grandes ataques terroristas) e Berlim querem que os planos sejam aplicados até junho, de acordo com uma fonte, citada pela agência France Presse, presente nas conversações entre os dois governos que decorrem na capital francesa.

"Temos que acelerar o processo", disse o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, na conferência de imprensa com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.

O apelo surgiu uma semana depois de a Comissão Europeia ter revelado planos para asfixiar o financiamento de grupos terroristas, com a França a pressionar o assunto depois dos ataques de janeiro e novembro do ano passado.

O conjunto de medidas incluem a intensificação de esforços para detetar movimentos internacionais de dinheiro suspeitos, bem como tentar perceber melhor como os grupos terroristas usam dinheiro virtual, como o 'Bitcoin'.

Michel Sapin chamou aos planos "boas propostas", mas sublinhou: "Agora temos apenas uma preocupação, que estes planos sejam adotados de maneira extremamente rápida ao nível europeu, para que possam ser aplicados o mais brevemente possível em cada um dos nossos países".

Os planos, que têm que ser aprovados pelo Parlamento Europeu, são baseados maioritariamente em propostas francesas. Os ministros das Finanças da União Europeia deverão reunir-se na sexta-feira em Bruxelas.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07