sicnot

Perfil

Mundo

França e Alemanha pressionam UE para combater financiamento a terroristas

A França e a Alemanha pressionaram hoje a União Europeia a acelerar os planos de combate ao financiamento de grupos terroristas.

Miguel Sapin e Wolfgang Schaeuble numa conferência de imprensa.

Miguel Sapin e Wolfgang Schaeuble numa conferência de imprensa.

© Charles Platiau / Reuters

Paris (onde no ano passado ocorreram dois grandes ataques terroristas) e Berlim querem que os planos sejam aplicados até junho, de acordo com uma fonte, citada pela agência France Presse, presente nas conversações entre os dois governos que decorrem na capital francesa.

"Temos que acelerar o processo", disse o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, na conferência de imprensa com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schaeuble.

O apelo surgiu uma semana depois de a Comissão Europeia ter revelado planos para asfixiar o financiamento de grupos terroristas, com a França a pressionar o assunto depois dos ataques de janeiro e novembro do ano passado.

O conjunto de medidas incluem a intensificação de esforços para detetar movimentos internacionais de dinheiro suspeitos, bem como tentar perceber melhor como os grupos terroristas usam dinheiro virtual, como o 'Bitcoin'.

Michel Sapin chamou aos planos "boas propostas", mas sublinhou: "Agora temos apenas uma preocupação, que estes planos sejam adotados de maneira extremamente rápida ao nível europeu, para que possam ser aplicados o mais brevemente possível em cada um dos nossos países".

Os planos, que têm que ser aprovados pelo Parlamento Europeu, são baseados maioritariamente em propostas francesas. Os ministros das Finanças da União Europeia deverão reunir-se na sexta-feira em Bruxelas.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira